segunda-feira, 22 de junho de 2015

Matrículas para o EJA podem ser feitas até o dia 29

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral – Semedi, informa aos jovens e adultos que as matrículas para o EJA – Educação de Jovens e Adultos abriram nesta segunda-feira, dia 15 e seguem até o dia 29.

Os interessados devem estar munidos dos seguintes documentos no ato da matrícula: documento original e cópia da certidão de nascimento ou casamento, RG, original e cópia do RG e CPF, comprovante de endereço (fatura de luz), histórico escolar ou declaração de escolaridade, caso já tenha freqüentado algum estabelecimento de ensino anteriormente.

Os cidadãos devem dirigir-se até as secretarias das escolas municipais das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Confira os estabelecimentos de ensino municipais que podem ser feitas as matrículas:

• Secretaria da Escola Municipal Eloína Loyola de Camargo Viana
Endereço: Rua Comandante Didio Costa, s/n – bairro: Bockman (próximo ao campo de futebol Banguzinho);
• Secretaria da Escola Municipal em Tempo Integral Professor João Rocha dos Santos
Endereço: Avenida Julieta s/n – Vila Garcia – telefone: 3420-2995;
• Secretaria da Escola Municipal em Tempo Integral Professora Francisca Pessoa Mendes.
Endereço: Rua da Araras s/n – Jardim esperança – telefone: 3420-2892;
• Secretaria da Escola Municipal em Tempo Integral Dr. Anibal Ribeiro Filho
Endereço: Avenida Tokio s/n – Parque Agari telefones: 3420-2991 e 3420-2741;
• Secretaria Municipal em Tempo Integral Professora Nayá Castilho
Endereço: Avenida Belmiro Sebastião Marques s/n – Vila Paraíso telefone: 3420-2998;
• Secretaria da Escola Municipal Almirante Tamandaré
Endereço: Rua Domingos Peneda, s/n – Vila São Vicente telefone: 3420-2786.
• Secretaria da Escola Municipal Iná Xavier Zacharias
Endereço: Rua Bahia, 30 - Vila do Povo telefone: 3420-2867;
• Secretaria da Escola Municipal Professora Arminda de Souza Pereira
Endereço:Rua Jacarandá, 406 – Jardim Iguaçu telefone: 3420-2988;
• Secretaria da Escola Municipal José de Anchieta
Endereço: Rua Tapajós s/n Vila Guarani telefone: 3420-2869
• Secretaria da Escola Municipal em Tempo Integral Hugo Pereira Correa
Endereço: Rua Frei José Thomas s/n Porto dos Padres telefone: 3420-2900
• Secretaria da Escola Municipal Leôncio Correia
Endereço: Rua Alfredo Budant s/n Jardim Araçá telefone: 3420-2870;
• Secretaria Municipal da Escola Municipal Professora Maria Trindade da Silva
Endereço: Colônia Santa Rita telefones: 3423-7090e 3423-9334;
• Secretaria da Escola Municipal Graziela Elizabete Almada Diaz
Endereço: Rua 13 s/n Vila Nova – Ilha dos Valadares telefone: 3420-2804;
• Secretaria da Escola Municipal Iracema dos Santos
Endereço: Sete de Setembro s/n – Ilha dos Valadares telefone: 3420-2868
Fonte: Suzane Cicarello

Trânsito flui com mais agilidade na Rua dos Expedicionários após mudança

Três dias após a extinção das vagas de estacionamento num trecho da Rua dos Expedicionários, o trânsito já flui com mais agilidade no local nos horários de pico.
A informação é do secretário municipal de Segurança, Cícero Alves Fernandes, que acompanhou o fluxo nos horários de pico.

Na segunda-feira (15), o trecho da Rua dos Expedicionários entre a José Gomes e rua Manoel Corrêa teve as vagas de estacionamento suprimidas e a via ganhou uma faixa adicional para o fluxo de veículos em direção ao binário. 

De acordo com dados do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), na Rua dos Expedicionários circulavam 720 veículos por hora em horários de pico nos dias de semana. “Pensando no interesse coletivo, a Prefeitura decidiu pela extinção das vagas de estacionamento.
As alterações que fazemos não são arbitrárias, mas fruto de planejamento e estudo do departamento técnico responsável”, disse o secretário. 

Vale ressaltar, porém, que a alteração foi realizada apenas no trecho entre a José Gomes e a Rua Manoel Corrêa (início do binário). Da Manoel Corrêa até a Maneco Viana as vagas continuam existindo.

Os comércios localizados próximo ao semáforo da Manoel Corrêa tem recuo para estacionamento. O asilo tem estacionamento próprio no pátio interno.
O edifício residencial também conta com estacionamento próprio.

Onde a calçada for larga o suficiente, os comerciantes foram orientados a solicitar junto ao Demutran a permissão para fazer recuo, mantendo algumas vagas estacionamento. Quadras e ruas próximas podem ser uma opção aos motoristas que precisam estacionar na região. 

“A administração do prefeito Edison Kersten acredita que é preciso enfrentar problemas de mobilidade, antecipando situações que podem ocorrer quando a administração se furta de tomar providências, como era de praxe”, ressaltou Cícero.
Fonte: Marcos Silva

terça-feira, 2 de junho de 2015

Paraná bate meta, mas vacinação contra a gripe continua até sexta-feira

O Paraná atingiu a meta de imunizar 80% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em 22 de abril.
Cerca de 2,2 milhões paranaenses já receberam a dose que protege contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes no país: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. 
Até agora, 247 municípios paranaenses também já bateram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Assim como em anos anteriores, o Paraná foi um dos primeiros Estados a atingir o índice, que serve de parâmetro para avaliar a eficácia da estratégia de vacinação em todo o País. 
Apesar do bom desempenho, o Governo do Paraná recomenda que todos os municípios deem continuidade à campanha até a próxima sexta-feira (5).
Mais de 400 mil pessoas com direito à vacina ainda não foram imunizadas. “Nosso objetivo é vacinar 100% dos grupos prioritários, garantindo que mais pessoas sejam protegidas.
Desta forma, reduziremos significativamente o número de casos graves e mortes pela doença no Estado”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. 
Até o final desta semana, os mais de 2,5 mil postos de saúde do Paraná continuarão ofertando gratuitamente a vacina, em horário comercial, aos idosos (+ 60 anos), crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (mães com até 45 dias após o parto), profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas. 
De acordo com o coordenador estadual de Imunização, João Luis Crivellaro, o que mais preocupa são os índices de gestantes (64%), trabalhadores de saúde (72%) e crianças (72%) vacinadas, que estão aquém do esperado.
“É importante que as equipes de saúde intensifiquem o trabalho de conscientização destes grupos. A vacina é extremamente segura e eficaz para a proteção dessas pessoas, consideradas mais vulneráveis”, ressaltou. 
O alerta serve também para os doentes crônicos. O ideal é que eles procurem a unidade de saúde em que já estão cadastrados e solicitem a vacina o quanto antes. “Após aplicação da vacina o organismo leva em torno de 15 dias para dar resposta de proteção. Por isso, quanto mais cedo for a aplicação, menor é o tempo de exposição ao vírus”, reforçou Crivellaro. 
NÚMEROS – De janeiro a maio deste ano, o Paraná já identificou 101 casos e quatro mortes por gripe, segundo o monitoramento realizado pela Secretaria Estadual da Saúde. Os números dizem respeito às amostras positivas coletadas em pacientes atendidos nas 50 unidades sentinelas do Estado, o que inclui unidades de saúde e hospitais de pequeno e grande porte de 18 cidades paranaenses. 
Entre as mortes registradas por gripe, as vítimas tinham idade entre 59 e 76 anos e não haviam tomado a vacina. Duas delas apresentavam também doenças crônicas pré-existentes, o que pode ter contribuído para a morte. 
PREVENÇÃO – Além da vacina, existem outras formas de prevenir a doença. Com a chegada das baixas temperaturas, é essencial que as pessoas mantenham hábitos saudáveis e de higiene.
“Manter ambientes arejados, lavar constantemente as mãos, não tocar olhos e nariz depois de tossir e espirrar, ou depois de tocar em superfícies contaminadas, são algumas medidas simples que podem evitar que as pessoas adoeçam, não apenas de gripe, mas também de outras doenças”, informa a chefe do Centro Estadual de Epidemiologia, Cleide Oliveira. 
Fonte: AENotícias