sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Paranaguá paga piso nacional, elevações e retroativo dos professores

A Prefeitura de Paranaguá informa que ficou impossibilitada de fazer reposição salarial na folha deste mês de fevereiro, que seria de 4,64%, pois o percentual aprovado na Câmara Municipal é impraticável visto que extrapola o limite de gastos com pessoal conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal determina. Isso não impediu, porém, que o prefeito cumprisse com a palavra dada aos professores de pagar o piso nacional, elevações e retroativo da categoria.
Os percentuais de 13% para o magistério e 15% para as demais categorias, aprovados na Câmara Municipal na última terça-feira, provocariam um crime de improbidade administrativa visto que a prefeitura excederia o limite prudencial destinado à folha de pagamento do funcionalismo municipal que é de 54%, além da votação ferir a Constituição e a Lei Orgânica do Município.
Para os professores da rede municipal de ensino, a Prefeitura está repassando, nesta sexta-feira (27), o pagamento da primeira parcela do retroativo da progressão solicitada pelo magistério, também está sendo feito o pagamento do piso mínimo nacional para toda a categoria e o valor referente às elevações de nível horizontal e vertical.
Negociação
Após o indicativo de greve apresentado pelos professores, o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, chamou a diretoria do Sindicato do Magistério para a mesa de negociações, embora outras reuniões já tivessem sido realizadas antes disso. O último encontro aconteceu na terça-feira (24) quando o prefeito se comprometeu a atender a maior parte das reivindicações.
A Prefeitura aguarda nova assembléia da categoria para análise das propostas discutidas nesta última reunião.
Confira as demandas e o posicionamento da Prefeitura quanto às reivindicações.
Demandas do Sismmap atendidas pela Prefeitura: 
Revindicação 1: Melhores condições estruturais e materiais de trabalho nas escolas, bem como de treinamento, capacitação e atualização profissional.
Resposta: A secretária Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), Hilda Werner, anunciou, durante a reunião, capacitação dos professores por meio de oficinas. Os temas dos cursos e palestras serão contratados levando em conta o diagnóstico institucional feito por professores, pedagogos e diretos no final do ano passado, apontando as principais deficiências da área. Manutenção nas escolas já iniciou com nova empresa de manutenção dos próprios, após licitação concluída no final do ano passado. 
Reivindicação 2: Eleições diretas para escolas de diretores. 
Resposta: Atendida. A nova regra valerá para as próximas eleições. 
Revindicação 3: Descentralização de recursos para pequenas compras. 
Resposta: Há processo em andamento para atender ao pedido. 
Reivindicação 4: Revogação do Decreto Nº 1.972, especialmente artigos 6º (critérios de distribuição de aulas) e 11º (gratificação em relação às aulas extraordinárias). 
Resposta: Compromisso de avaliar a possibilidade de revogação, à luz da jurisprudência.
Reivindicação 5: Impedimento de estagiários assumirem regência de classe. 
Reposta: estagiários não podem mesmo assumir uma classe sozinhos. A regra já valia. Casos específicos têm de ser informados à Semedi, que irá abrir processo administrativo contra os responsáveis. 
Reivindicação 6: Abertura e transparência dos dados relativos à Folha de Pagamento do município, inclusive quanto a cargos em comissão. 
Resposta: Compromisso de disponibilizar os dados online em breve (e sempre que necessário diretamente aos membros do Sismmap), após a Prefeitura regularizar parte dos desvios de função existentes na administração. Os dados de cargos também estarão disponíveis. 
Reivindicação 7: Participação efetiva da categoria na formulação do novo plano de carreira, com a aceitação da indicação de representantes deste sindicato e de grupos de trabalho na área de educação. 
Resposta: Atendida. A participação ampla da categoria está assegurada. 
Reivindicação 8: Pagamento dos índices (atualizações) do piso nacional do magistério em toda a tabela salarial, para todos os profissionais do magistério, bem como o pagamento dos valores em atraso referente aos anos de 2013, 2014 e 2015. 
Resposta: Em razão do comprometimento de 54% da arrecadação com Folha de Pagamento, o município se comprometeu em reavaliar em maio, quando fecham as contas do quadrimestre. 
Reivindicação 9: Fim do pagamento das atualizações do piso nacional como complemento, e sim, no salário-base dos profissionais. 
Resposta: Foi explicado que o pagamento como complemento incide também para o cálculo de décimo terceiro salário, férias, adicional de regência e difícil acesso. 
Reivindicação 10: Pagamento das parcelas de diferenças retroativas de elevações e do piso nacional em uma única parcela. 
Resposta: O pagamento será feito em três parcelas, com a primeira já na folha de fevereiro, em razão do comprometimento de 54% do orçamento municipal com a Folha de Pagamento.
Reivindicação 11: Não supressão de direitos e garantias legais, como os adicionais de regência e outros proventos. 
Resposta: Nenhum direito será subtraído da categoria. Compromisso reafirmado.
Reivindicação 12: Abono de faltas de servidores participantes dos manifestos e da greve ora deflagrada, de modo a não lhes prejudicar as avaliações profissionais, elevações e licenças-prêmios e outros benefícios legais. 
Resposta: Compromisso de abonar as faltas dos servidores que participaram da manifestação no dia 5 de fevereiro. Compromisso de avaliar – a luz da legalidade - o abono de faltas dos servidores durante a greve após a deflagração da mesma.
Jornalista: Luciane Chiarelli/ Marcos Silva

Sinal de internet sem fio será prorrogado até o fim de março

A Copel Telecom manterá ativos até fim de março os pontos de internet sem fio e gratuita que estão à disposição dos veranistas no Litoral.
São 50 pontos de acesso distribuídos por Guaratuba, Matinhos, Caiobá, Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá, Pontal do Sul e Ilha do Mel.
Este é o quarto ano que a Copel Telecom disponibiliza o serviço no Litoral. Os equipamentos receberam uma atualização técnica que permitiu ampliar a capacidade de sinal da conexão.
Para usar, o usuário deve procurar a conexão "Copel Telecom" e preencher um cadastro no portal que abre automaticamente ao usar o navegador, seja no laptop, tablet ou celular. Basta digitar CPF e número de telefone para receber a senha de acesso.
Neste ano, a Copel Telecom deverá lançar internet fixa para clientes residenciais e pequenas e médias empresas de Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná.
São planos de 20 a 100 Mbps (megabits por segundo), totalmente em fibra óptica, com garantia de velocidade de download e também de upload.
Em 2014, a internet da Copel Telecom passou a ser comercializada em 47 municípios do Paraná, aumentando o número de consumidores de 7,4 mil para 21 mil. Dessas localidades, 25 são atendidas pelo programa Paraná Conectado, que fornece internet de 1 Mbps a preços populares.
Endereços dos 50 pontos de acesso de internet sem fio gratuita da Copel Telecom:
Pontal do Paraná:
Associação Banestado 
Av. Atlântica esquina com Rua Baronesa do Cerro Azul 
Av. Beira-mar esquina com Rua Baronesa do Cerro Azul 
Av. Atlântica esquina com Rua Elísio Pereira 
Agência Copel 
Av. Paraná esquina com Rua Itália 
Av. Atlântica esquina com Av. Paraná 
Av. Atlântica esquina com Rua São Luis 
Rua São Luis esquina com Rua Raul de Castro e Silva 
Av. Atlântica esquina com Av. Paranaguá 
Av. Paranaguá esquina com Rua Siri 
Av. Beira-mar esquina com Rua das Alamandas 
Av. Beira-mar esquina com Rua dos Sombreiros 
Ancoradouro das Ilhas (Alameda do Café)
Ilha do Mel: 
Próximo ao Posto de Saúde de Encantadas 
Trapiche Brasília
AENotícias

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Paralisação trava agronegócio do interior ao porto de Paranaguá

O Paraná começa a sentir os efeitos do bloqueio de rodovias e da paralisação articulada por caminhoneiros e transportadores nas principais rodovias do estado. O maior risco é para cargas perecíveis, como leite e carnes, bem como o frete de insumos para a ração desses animais.
A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) indica que já existem “informações sobre bloqueios de caminhões com cargas perecíveis que afetam diretamente produtores e indústrias de lacticínios, frangos, suínos e de grãos.” A entidade pede agilidade na resolução do impasse.
Responsável por processar a produção pecuária de quatro cooperativas do Oeste paranaense (Lar, Coopavel, Copacol e C. Vale), a Frimesa, de Medianeira, suspendeu o recolhimento do leite nas propriedades dos 4,7 mil integrados.
Normalmente são captados cerca de 730 mil litros do alimento por dia, mas a empresa indica que está enfrentando dificuldades para fazer o escoamento dos produtos.
Em Missal (Oeste), o pecuarista Thiago Flach diz que caso não haja recolhimento até amanhã ele será obrigado a descartar de 600 litros de leite. “Não dá para deixar no resfriador por mais de dois dias e a ordenha tem que continuar. Para compensar estou cortando alguns custos em itens como a ração”, diz.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, declarou que há risco de morte de aves por falta de alimentação. “Não somos contra os protestos, mas pedimos que os manifestantes que estão bloqueando as estradas tenham mais atenção com o nosso segmento. A partir do momento que a soja e o milho não chegarem mais nas fábricas de ração, vamos viver um caos”, disse.
Duas fábricas da empresa de alimentos BRF , em Francisco Beltrão e Dois Vizinhos (Sudoeste do Paraná), interromperam o processamento de aves por falta de matéria-prima, devido aos protestos de caminhoneiros que atingem o estado, informou a empresa nesta segunda-feira em nota (23). “Não adianta abater os animais se não conseguimos os caminhões para o transporte”, afirmou o vice-presidente de Relações Institucionais e Jurídico da BRF, José Roberto Rodrigues. O executivo viajou nesta segunda a Brasília, onde deve se encontrar com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, para discutir a questão.
Logística
No porto de Paranaguá a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) indica que nesta segunda-feira (23) apenas 10% da carga de grãos programada para ser carregada chegou ao porto via caminhão. Mais de 1,5 mil caminhões que tinham agendamento para chegar ao terminal não apareceram e tiveram a senha cancelada no sistema que programa a chegada das cargas.
Histórico
Os protestos estão sendo promovidos desde a semana passada e são motivados pelos baixos preços de frete e os custos com combustíveis, prejudicando o transporte de cargas e o escoamento de produtos do agronegócio em diversos estados brasileiros.
A Petrobras elevou ao final do ano passado os preços do diesel na refinaria, e posteriormente o governo federal reimplementou alguns tributos incidentes sobre os combustíveis, como a Cide, com impacto no valor da bomba.
valeverdefm

Pauta da greve avança, mas não o suficiente! Greve continua!

No dia 07 de fevereiro, cerca de 10 mil trabalhadores(as) da educação participaram de uma assembleia na cidade de Guarapuava. Por unanimidade aprovaram o início da greve para o dia 09 de fevereiro.
Também deliberaram sobre uma pauta que também foi aprovada sem qualquer voto contrário ou abstenções.
É esta pauta que está sendo debatida nas negociações entre Comando de Greve e governo do Estado.
Já avançamos em alguns itens, os quais devemos permanecer vigilantes até o cumprimento do que foi negociado. Outros pontos ainda estão pendentes e por isso a greve continua.
Mesmo que estes itens sejam atendidos e a greve se encerre, a nossa luta vai continuar! Temos uma pauta extensa que envolve 51 itens e diversos temas e segmentos da nossa categoria. A nossa luta nunca parou e não vai parar agora!
Confira a pauta da greve e que conseguimos, com nossa luta, avançar:
1. Retirada ou rejeição dos projetos de Lei: PLC 06/2015 e PL 60/2015
Já na primeira rodada de negociações o governo, através do secretário da Casa Civil, Eduardo Sciarra, afirmou que não apresentará qualquer projeto que retire direitos dos(as) servidores(as). Além disso assumiu o compromisso de debater junto com todos os sindicatos de servidores(as) o possível projeto que trata da previdência
2. Pagamento imediato dos salários em atraso
PSS - Governo garantiu o depósito dos valores referentes às rescisões dos contratos PSS na terça-feira, dia 24.
1/3 de férias - A proposta de pagamento do terço de férias é de 2 grupos: fevereiro (parcela única) - servidores(as) que tiraram férias em novembro e dezembro; março e abril (2 parcelas iguais) - servidores(as) que tiveram férias em janeiro
Auxílio alimentação - governo afirmou que efetuou pagamento dos valores referentes a dezembro e janeiro junto com o salário de janeiro e quitará o restante no próximo pagamento.
Conveniadas - Governo garantiu que valores já foram repassados às escolas conveniadas com excessão daquelas em que há problemas de documentação.
Fundo Rotativo – Secretaria propõe envio de cota adicional às escolas que ainda possuem pendências financeiras de 2014. Não concordamos pois todos os valores retroativos devem ser pagos
3. Retomada das negociações sobre os temas educacionais e a organização escolar
(abaixo, nos pontos imediatos da negociação)
4. Retomada do Porte das Escolas (tendo como referencia mínima dez/2014)
Seed informou que um novo Porte será rodado obedecendo os mesmos critérios de dezembro de 2014. Isto significa que os números de funcionários(as), pedagogos(as), diretores(as) e diretores(as) auxiliares por escola continuam de acordo com regra do ano passado.
PONTOS IMEDIATOS DA NEGOCIAÇÃO
1. Retomada imediata dos projetos educacionais e programas
A comissão exigiu e o secretário garantiu que serão abertas salas de apoio e professores(as) que atuam no Sareh serão supridos. Também serão reabertas turmas do Celem com professores(as) Quadro Próprio do Magistério (QPM).
2. Abertura e reabertura de turmas/matrículas, contra a superlotação de salas de aulas
Segunda-feira, dia 23, à tarde, deve ser publicada nova normativa sobre a abertura de turmas. Ao enviar para os Núcleos Regionais de Educação (NREs) o pedido de reabertura de turmas, as direções devem enviar cópia do protocolo do pedido para a APP, no e-mail educacional@app.com.br.
3. Nomeação de todos(as) concursados(as)
Pedagogos(as) - secretário de educação afirmou que todos(as) os(as) cerca de 1000 pedagogos(as) que haviam sido convocados(as) para distribuição de aulas em dezembro, serão nomeados.
Nomeação dos demais 463 concursados – Solicitamos um novo decreto que contemple estes(as) profissionais que são de diversas áreas e disciplinas. Este é o número de concursados(as) que ficou fora do anúncio realizado pelo governador no início do ano.
IMPASSE CONTINUA
Na próxima semana, uma nova rodada de negociações deve acontecer para avançar nos seguintes itens que ainda estão pendentes:
Licença Especial – Exigimos a revogação da normativa que suspendeu as licenças para 2015.
PDE – Garantia de realização do PDE como já programado, com início em 2015. Ontem, o secretário anunciou a suspensão do PDE para todo o ano.
Nomeação de 463 concursados – Este é o número de concursados que ficou fora do anuncio realizado pelo governador no início do ano. Solicitamos um novo decreto que contemple estes(as) profissionais.
Ordem de serviço – Solicitamos a liberação de ordens de serviço, principalmente aos novos concursados.
Licença para mestrado e doutorado – Solicitamos a liberação destas licenças que também estão suspensas temporariamente.
Distribuição de aulas para o PSS – Hoje há um descumprimento da instrução que regula a distribuição de aulas a professores(as) temporários que estão sendo obrigados(as) a pegar 26 aulas para efetivação do contrato. Exigimos que a estes(as) professores(as) possam atribuir menos aulas.
Nova distribuição de aulas – Para a reorganização da escola com novos concursados, mais PSS contratados e reabertura de turmas, será necessária uma nova distribuição de aulas.
Liberação programas ainda pendentes – Ficam pendentes programas como Mais Educação e Hora Treinamento e solicitamos também a reabertura destes programas.
Pagamento de atrasados – Governo não apresentou proposta para pagamento. A comissão realizou um amplo debate sobre o pagamento de benefícios em atraso como progressões e promoções. O governo alega a falta de dinheiro para efetivar estes pagamentos imediatamente e se negou a estabelecer qualquer prazo saldar esta dívida. Exigimos a implantação imediata.
Pagamento de 1/3 - a APP-Sindicato não aceitou a proposta de parcelamento do pagamento deste benefício. Exigiu pagamento em parcela única.
Da Assessoria: appsindicato

Desfile das campeãs e blocos carnavalescos de Paranaguá

Nem a forte chuva que caiu – intermitente – durante os quatro dias de Carnaval desanimou o folião em Paranaguá.
No último dia da programação oficial, o desfile das escolas campeãs e o desfile de blocos carnavalescos animaram o público na noite de terça-feira (17).
A União da Ilha foi a grande campeã do Carnaval com um enredo sobre a China e vai receber R$ 15 mil em dinheiro.
A Acadêmicos do Litoral, vice-campeã, irá receber outros R$ 10 mil e a terceira colocada, Filhos da Gaviões, ficará com o prêmio de R$ 5 mil. Somente a Filhos da Gaviões não entrou na avenida para o desfile das campeãs.
A cerimônia de entrega dos prêmios aconteceu quinta-feira (19), às 20h, no Mercado Nilton Abel de Lima.
“Parabenizo a todos os diretores, presidentes e todos os componentes das seis escolas de samba que entraram na Avenida no Domingo. Apesar da chuva, vocês proporcionaram um belo espetáculo”, disse o prefeito Edison Kersten. “É isso que queremos, que a nossa festa de Carnaval seja, a cada ano, um ponto de referência para o Litoral, e o desfile das escolas de samba é ponto principal dessa festa”, salientou.
O presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), salientou que não houve episódios de violência durante os dias de folia e que o Carnaval parnanguara transcorreu com tranquilidade. “Tivemos um excelente carnaval, com uma estrutura montada na Avenida para receber os parnanguaras e turistas que vieram conferir a nossa festa”, salientou.
Segundo ele, o Carnaval movimenta a economia do município. “Tivemos restaurantes e rede hoteleira da cidade com grande movimentação, o que retorno em benefício para o nosso comércio e nossa economia”, disse Guttierrez.
A noite de terça-feira também foi marcada pelo desfile dos blocos carnavalescos, inicialmente programados para o sábado, mas que foram transferidos após as chuvas fortes que caíram na cidade ano final de semana.
Além dos blocos UNATI (Universidade Aberta da Terceira Idade), Amigos do Samba e Bunda Leste, o destaque ficou com a apresentação do G.R.E.S Filhos dos Cartolas, que – após o desfile inicial entre os blocos – se habilitou para sair como escola de samba no ano que vem.
Homenagem 
O Carnaval 2015 de Paranaguá foi marcado por uma série de homenagens a Nelson Uberna, o Nelsinho, falecido em setembro de 2014.
Funcionário da Fumtur, Nelsinho era figura cativa no Carnaval parnaguara, foi fundador e um dos presidentes da Acadêmicos do Litoral, além de se envolver diretamente na promoção da imagem de Paranaguá e eventos e feiras da qual a Fumtur participasse.
O troféu que a Fumtur preparou para entregar às campeãs leva o nome do exímio servidor.
A Acadêmicos do Litoral homenageou Nelsinho em seu último carro a entrar na avenida e a Filhos dos Cartolas também prestou tributo à figura de Uberna.
Bailes de Fandango 
Não foram só as baterias de samba que animaram o público no Carnaval. Em Paranaguá, outro destaque foi a realização de bailes públicos de Fandango no Mercado do Café, uma realização da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul). Teve bate-tamanco no sábado (14), na segunda (16) e na terça-feira (17) de carnaval e, segundo o mestre fandangueiro Nemésio, do grupo homônimo, “foi um dos bailes mais cheio que já realizamos”, enfatizando o sucesso do evento.
Demais secretarias 
Várias secretárias estiveram envolvidas na organização do Carnaval em Paranaguá. Além da Fumtur, que cedeu as arquibancadas e camarotes na Avenida do Samba, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) fez a limpeza da avenida Maximiano da Fonseca e de ruas próximas de onde aconteceu o desfile.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esteve presente com campanhas sobre DST/Aids e com o Núcleo Municipal de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura da Paz.
A Semseg destacou cerca de 50 guardas municipais para atuar tanto na festa quanto no controle do trânsito e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fez a fiscalização dos vendedores ambulantes devidamente cadastrados.
Fonte: Jornalista marcos Silva/ fotos Marcio Tibilletti

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Sistema paranaense de prevenção de desastres será apresentado na ONU

O sistema paranaense de gestão de situações de desastres naturais será apresentado em evento mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), que reunirá mais de oito mil pessoas em Sendai, no Japão, de 14 a 18 de março. O sistema, hoje disponível e utilizado pelos 399 municípios do Estado, foi premiado pelo Escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres (UNISDR), da ONU.
É o único projeto brasileiro premiado na campanha global “Fazendo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando”, tendo conquistado o primeiro lugar na categoria “Aplicações de Sistemas de Informação de uso interno”. A participação na Conferência Mundial da ONU para a Redução do Risco de Desastres, no Japão, é um dos resultados do prêmio.
PLANEJAR - Desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o Sistema Informatizado de Defesa Civil do Estado do Paraná permite aos municípios paranaenses planejarem e acompanharem os impactos de situações de emergência e desastres, o que minimiza as consequências para a população.
Criada em 2005, como um banco de dados dos desastres naturais no Estado, a ferramenta passou a ser aperfeiçoada a partir de 2011 e agora permite que todos os municípios possam elaborar seu plano de contingência, previstos em lei federal.
“Os municípios registram no sistema todas as ocorrências de emergência, o que permite uma gestão rápida nessas situações”, afirma o coordenador executivo da Defesa Civil, coronel Edemilson de Barros, que irá apresentar o sistema na Conferência da ONU no Japão.
Barros explica que o sistema traz agilidade e facilidade para as equipes de Defesa Civil agirem em casos de desastres. “Nosso objetivo agora, com a conferência no Japão, é torná-lo conhecido internacionalmente, contribuindo com outras cidades e países no enfrentamento de situações de emergência”, afirma.
COMO FUNCIONA – Cada município cadastra no sistema as áreas de risco de seu território, com fotos e mapas, e os principais acidentes naturais registrados na cidade. Os municípios também indicam os locais que tenham infraestrutura para acolher desabrigados (escolas, igrejas, ginásios de esporte) e os recursos existentes para o apoio ao atendimento da população (veículos, ambulâncias, maquinário). Também definem os responsáveis pelas funções, com telefones e endereços para contato.
“Isso facilita muito no momento de prestação de socorro”, ressalta o coronel Barros. “Por exemplo, quando é necessário decretar estado de emergência ou de calamidade pública, basta preencher corretamente os dados que o sistema gera o documento, sem erros. As cidades podem receber apoio o mais rápido possível”, explica.
HISTÓRICO - Outra vantagem da ferramenta é que ela funciona como um banco de dados. Todas as informações sobre desastres ocorridos no Paraná desde a década 1980 – incluindo o número de pessoas atingidas, feridos, óbitos, estabelecimentos afetados e o valor total de prejuízos – são contabilizados pelo sistema.
PESQUISAS – O Paraná tem se destacado nas ações de Proteção e Defesa Civil e é o primeiro estado brasileiro em que todos os municípios estão preparados para evitar desastres naturais. Além do Sistema Informatizado, o Governo do Estado conta também, desde dezembro de 2014, com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped-PR).
Formado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), atua na produção e difusão de pesquisas sobre a redução de riscos de desastres naturais. O Ceped é o gestor de uma rede de universidades públicas e particulares, centros de pesquisas e institutos que tenham afinidade com o tema e que queiram colaborar com estudos e trabalhos para apoiar o Estado e municípios em ações de prevenção. AE

Campanha Plante seu Futuro reduz pela metade o uso de químicos

A Campanha Plante seu Futuro, desenvolvida pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, pelo Instituto Emater e entidades parceiras, já apresenta resultados animadores. A campanha preconiza o uso de boas práticas de produção agropecuária, buscando qualificar a produção com sustentabilidade ambiental.
No ano passado, na safra 2013/14, houve redução de cerca de 50% na aplicação de inseticidas e mais de 50% na aplicação de fungicidas nas lavouras que se constituem em unidades de referência da campanha. Para esse ano, a expectativa é de resultados devem ser ainda melhores.
O coordenador da campanha Plante Seu Futuro na área de manejos integrados de pragas e de doenças, Nelson Harger, afirma que resultados preliminares das unidades de referência, que adotaram as boas práticas de produção, sinalizam para a safra deste ano uma redução acentuada no uso de inseticidas na soja. A diminuição deverá ser de 5 aplicações por ciclo da soja (verificado na safra 2012/2013) para 1,5 aplicação para todo o ciclo na safra 2014/15.
As aplicações de fungicidas podem se reduzir de 2,3 para até 0,5 por ciclo no mesmo período, o que representa uma expressiva redução de custos e mais rentabilidade ao produtor. “Ainda mais considerando o período de preços menores para a soja como está acontecendo esse ano”, disse Harger.
PRÊMIOS – Uma boa novidade, é que produtores e técnicos agrícolas que adotam boas práticas de produção de soja nas unidades de referência da Campanha Plante Seu Futuro, e que apresentarem os melhores resultados na safra 2014/15, poderão ser premiados. A estratégia de valorização do trabalho deverá ser criada para estimular ainda mais produtores e técnicos agrícolas a adotarem os procedimentos recomendados. O objetivo é reduzir custos de produção e aumentar a renda na propriedade.
O período de avaliação da campanha na safra de soja 2014/15, nas unidades de referência, se estende até o mês de março e abril, quando serão divulgados os resultados definitivos da campanha Plante Seu Futuro. Aqueles que alcançarem os melhores resultados serão premiados e terão suas ações expostas para dar mais visibilidade ao trabalho realizado e incentivar outros produtores e técnicos a adotarem os mesmos procedimentos
A estratégia está sendo analisada para os resultados que serão apresentados nas unidades de referência que adotaram os manejos integrados de pragas e de doenças.
São mais de 200 propriedades espalhadas pelo estado que estão adotando as ferramentas do Manejo Integrado de Pragas e do Manejo Integrado de Doenças em lavouras de soja.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA - Para Harger, para alcançar esses resultados positivos o produtor deve buscar uma assistência técnica qualificada. Por isso, outra estratégia será adotada pela campanha Plante Seu Futuro. Será incentivada a participação de produtores e técnicos agrícolas em feiras e exposições técnicas para ampliar o conhecimento e estimular a adoção das boas práticas de produção.
O coordenador afirma que as tecnologias utilizadas no manejo integrado de pragas e de doenças são referendadas pela pesquisa e bastante eficientes. “Mas elas exigem a presença constante de mais profissionais nas lavouras”, alerta.
Ele sugere que os profissionais técnicos formem grupos de agricultores para que eles possam atender diretamente com presença constante junto às lavouras. O recomendável é de uma a duas vezes toda a semana, para acompanhar todos os estágios das lavouras.
MONITORAMENTO - Nessas visitas os técnicos fazem o monitoramento das lavouras, por meio da contagem das populações de pragas e inimigos naturais num pano branco denominado “pano de batida”, recomendando ou não, o uso de inseticidas. Conforme a campanha Plante Seu Futuro, o uso de inseticidas deve ser adotado somente quando a população dos insetos encontrados provocar danos econômicos às lavouras.
Outro monitoramento importante é o da ferrugem asiática da soja. Através dos coletores de esporos instalados nas propriedades são avaliados a presença ou não de esporos viáveis da doença para a tomada da decisão da necessidade da aplicação de fungicidas sempre associando esta informação com as condições climáticas favoráveis ou não ao desenvolvimento da doença. AE

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Termina neste fim de semana o horário de verão

Um sábado mais longo, com 25 horas de duração, vai marcar o final de mais uma edição do horário brasileiro de verão para os habitantes de dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além do Distrito Federal.
À meia-noite de sábado (21) para domingo, os relógios deverão ser atrasados em 60 minutos, voltando a marcar 23 horas e repondo a hora que foi subtraída no dia 21 de outubro de 2014, quando a medida entrou em vigor.
A adoção do horário de verão permite aproveitar melhor a luminosidade natural, maior nesta época do ano, aliviando as condições de operação do sistema elétrico em um dos períodos de maior demanda, entre 18 e 21 horas ? ou entre 19 e 22 horas durante a vigência da medida.
O alívio ocorre porque deixam de coincidir, no fim do dia, as demandas máximas de diferentes classes de consumo: com um dia mais longo, a rotina das pessoas é antecipada, e o acionamento de chuveiros e geladeiras, assim como as atividades de comércio e indústria, ocorrem antes do acionamento da iluminação pública.
?Ao evitar a sobreposição da demanda máxima das diferentes categorias de usuários, esse artifício ameniza a exigência sobre instalações como usinas, subestações e linhas de transmissão em momentos de grande demanda simultânea, garantindo mais segurança operacional e confiabilidade ao funcionamento do conjunto?, esclarece o engenheiro Nelson Cuquel, do Centro de Operação do Sistema Elétrico da Copel.
No sistema elétrico operado pela Copel no Paraná, o resultado observado durante o tempo de vigência do horário de verão foi uma redução média da ordem de 4,8% sobre os níveis máximos de demanda, retirando do sistema elétrico 235 MW (megawatts) de potência no final do dia. Tal alívio equivale a retirar do sistema elétrico, no horário de ponta, uma cidade como Maringá, de 391 mil habitantes.
HORÁRIO DE PONTA - Nos últimos anos, o uso intensivo de aparelhos de refrigeração durante os meses quentes deslocou o período de maior consumo de energia para o início da tarde, fora da abrangência do horário de verão. Apesar disso, Cuquel esclarece que seus benefícios ainda justificam sua adoção.
O aumento significativo do custo de geração torna cruciais todas as medidas que tornem mais eficiente a operação do sistema, como ocorre com o horário de verão, que é efetivo na folga que confere ao sistema elétrico no período de grande demanda do fim da tarde?, afirma. 
Ele permite, assim, gerar menos energia para atender as mesmas cargas, o que vem em benefício dos reservatórios das usinas, que passam por um momento bastante desfavorável, e reduz a geração térmica, mais cara e poluente?.
Quanto ao uso de aparelhos de ar-condicionado e similares, a melhor medida que temos à mão, segundo Cuquel, é o uso consciente e inteligente destes equipamentos, evitando o desperdício de energia.
REGRAS - A história do horário de verão no Brasil teve início em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, mas só veio a se converter em medida regular e habitual a partir de 1985. Antes disso, a medida era adotada de forma eventual, tendo sido decretada em 1932, de 1949 a 1952, em 1963 e de 1965 a 1967.
Em 2009, a Presidência da República estabeleceu regras determinando a área de abrangência, época de início e de término do horário de verão. Conforme o Decreto 6558/2008, a medida vale para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, e deve ter início no terceiro domingo de outubro de cada ano.
O encerramento acontece no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, exceto quando este for o domingo de Carnaval. Neste caso, o encerramento do horário de verão é sempre postergado para o domingo seguinte.

Sistema paranaense de prevenção de desastres será apresentado na ONU

O sistema paranaense de gestão de situações de desastres naturais será apresentado em evento mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), que reunirá mais de oito mil pessoas em Sendai, no Japão, de 14 a 18 de março. O sistema, hoje disponível e utilizado pelos 399 municípios do Estado, foi premiado pelo Escritório de Estratégia Internacional para Redução de Desastres (UNISDR), da ONU.
É o único projeto brasileiro premiado na campanha global “Fazendo Cidades Resilientes: Minha cidade está se preparando”, tendo conquistado o primeiro lugar na categoria “Aplicações de Sistemas de Informação de uso interno”. A participação na Conferência Mundial da ONU para a Redução do Risco de Desastres, no Japão, é um dos resultados do prêmio.
PLANEJAR - Desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), o Sistema Informatizado de Defesa Civil do Estado do Paraná permite aos municípios paranaenses planejarem e acompanharem os impactos de situações de emergência e desastres, o que minimiza as consequências para a população.
Criada em 2005, como um banco de dados dos desastres naturais no Estado, a ferramenta passou a ser aperfeiçoada a partir de 2011 e agora permite que todos os municípios possam elaborar seu plano de contingência, previstos em lei federal.
“Os municípios registram no sistema todas as ocorrências de emergência, o que permite uma gestão rápida nessas situações”, afirma o coordenador executivo da Defesa Civil, coronel Edemilson de Barros, que irá apresentar o sistema na Conferência da ONU no Japão.
Barros explica que o sistema traz agilidade e facilidade para as equipes de Defesa Civil agirem em casos de desastres. “Nosso objetivo agora, com a conferência no Japão, é torná-lo conhecido internacionalmente, contribuindo com outras cidades e países no enfrentamento de situações de emergência”, afirma.
COMO FUNCIONA – Cada município cadastra no sistema as áreas de risco de seu território, com fotos e mapas, e os principais acidentes naturais registrados na cidade. Os municípios também indicam os locais que tenham infraestrutura para acolher desabrigados (escolas, igrejas, ginásios de esporte) e os recursos existentes para o apoio ao atendimento da população (veículos, ambulâncias, maquinário). Também definem os responsáveis pelas funções, com telefones e endereços para contato.
“Isso facilita muito no momento de prestação de socorro”, ressalta o coronel Barros. “Por exemplo, quando é necessário decretar estado de emergência ou de calamidade pública, basta preencher corretamente os dados que o sistema gera o documento, sem erros. As cidades podem receber apoio o mais rápido possível”, explica.
HISTÓRICO - Outra vantagem da ferramenta é que ela funciona como um banco de dados. Todas as informações sobre desastres ocorridos no Paraná desde a década 1980 – incluindo o número de pessoas atingidas, feridos, óbitos, estabelecimentos afetados e o valor total de prejuízos – são contabilizados pelo sistema.
PESQUISAS – O Paraná tem se destacado nas ações de Proteção e Defesa Civil e é o primeiro estado brasileiro em que todos os municípios estão preparados para evitar desastres naturais. Além do Sistema Informatizado, o Governo do Estado conta também, desde dezembro de 2014, com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped-PR).
Formado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), atua na produção e difusão de pesquisas sobre a redução de riscos de desastres naturais. O Ceped é o gestor de uma rede de universidades públicas e particulares, centros de pesquisas e institutos que tenham afinidade com o tema e que queiram colaborar com estudos e trabalhos para apoiar o Estado e municípios em ações de prevenção. AE

Campanha Plante seu Futuro reduz pela metade o uso de químicos

A Campanha Plante seu Futuro, desenvolvida pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, pelo Instituto Emater e entidades parceiras, já apresenta resultados animadores. A campanha preconiza o uso de boas práticas de produção agropecuária, buscando qualificar a produção com sustentabilidade ambiental.
No ano passado, na safra 2013/14, houve redução de cerca de 50% na aplicação de inseticidas e mais de 50% na aplicação de fungicidas nas lavouras que se constituem em unidades de referência da campanha. Para esse ano, a expectativa é de resultados devem ser ainda melhores.
O coordenador da campanha Plante Seu Futuro na área de manejos integrados de pragas e de doenças, Nelson Harger, afirma que resultados preliminares das unidades de referência, que adotaram as boas práticas de produção, sinalizam para a safra deste ano uma redução acentuada no uso de inseticidas na soja. A diminuição deverá ser de 5 aplicações por ciclo da soja (verificado na safra 2012/2013) para 1,5 aplicação para todo o ciclo na safra 2014/15.
As aplicações de fungicidas podem se reduzir de 2,3 para até 0,5 por ciclo no mesmo período, o que representa uma expressiva redução de custos e mais rentabilidade ao produtor. “Ainda mais considerando o período de preços menores para a soja como está acontecendo esse ano”, disse Harger.
PRÊMIOS – Uma boa novidade, é que produtores e técnicos agrícolas que adotam boas práticas de produção de soja nas unidades de referência da Campanha Plante Seu Futuro, e que apresentarem os melhores resultados na safra 2014/15, poderão ser premiados. A estratégia de valorização do trabalho deverá ser criada para estimular ainda mais produtores e técnicos agrícolas a adotarem os procedimentos recomendados. O objetivo é reduzir custos de produção e aumentar a renda na propriedade.
O período de avaliação da campanha na safra de soja 2014/15, nas unidades de referência, se estende até o mês de março e abril, quando serão divulgados os resultados definitivos da campanha Plante Seu Futuro. Aqueles que alcançarem os melhores resultados serão premiados e terão suas ações expostas para dar mais visibilidade ao trabalho realizado e incentivar outros produtores e técnicos a adotarem os mesmos procedimentos
A estratégia está sendo analisada para os resultados que serão apresentados nas unidades de referência que adotaram os manejos integrados de pragas e de doenças.
São mais de 200 propriedades espalhadas pelo estado que estão adotando as ferramentas do Manejo Integrado de Pragas e do Manejo Integrado de Doenças em lavouras de soja.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA - Para Harger, para alcançar esses resultados positivos o produtor deve buscar uma assistência técnica qualificada. Por isso, outra estratégia será adotada pela campanha Plante Seu Futuro. Será incentivada a participação de produtores e técnicos agrícolas em feiras e exposições técnicas para ampliar o conhecimento e estimular a adoção das boas práticas de produção.
O coordenador afirma que as tecnologias utilizadas no manejo integrado de pragas e de doenças são referendadas pela pesquisa e bastante eficientes. “Mas elas exigem a presença constante de mais profissionais nas lavouras”, alerta.
Ele sugere que os profissionais técnicos formem grupos de agricultores para que eles possam atender diretamente com presença constante junto às lavouras. O recomendável é de uma a duas vezes toda a semana, para acompanhar todos os estágios das lavouras.
MONITORAMENTO - Nessas visitas os técnicos fazem o monitoramento das lavouras, por meio da contagem das populações de pragas e inimigos naturais num pano branco denominado “pano de batida”, recomendando ou não, o uso de inseticidas. Conforme a campanha Plante Seu Futuro, o uso de inseticidas deve ser adotado somente quando a população dos insetos encontrados provocar danos econômicos às lavouras.
Outro monitoramento importante é o da ferrugem asiática da soja. Através dos coletores de esporos instalados nas propriedades são avaliados a presença ou não de esporos viáveis da doença para a tomada da decisão da necessidade da aplicação de fungicidas sempre associando esta informação com as condições climáticas favoráveis ou não ao desenvolvimento da doença. AE

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Copel reforça equipes nas praias para atendimento no Carnaval

A Copel preparou um plano especial para atendimento a emergências durante o feriado de Carnaval nas praias do Paraná.
A Companhia vai reforçar as equipes de eletricistas e técnicos que vão ficar de plantão para atender a população em caso de desligamentos acidentais. Todas as ações serão coordenadas pelo Centro de Operações da Companhia, em Curitiba, que conta com técnicos e operadores 24 horas por dia.
Essas ações complementam o investimento de R$ 10 milhões da Companhia na expansão e modernização da rede elétrica no litoral, conferindo benefícios permanentes para a população da região. “Durante todo o ano de 2014, trabalhamos para que a energia não falte. Mas em caso de desligamentos causados por fatores alheios à atuação da Companhia, estamos preparados para restabelecer a energia com a maior brevidade possível”, destaca Francis de Alencar Prado, gerente de serviços da Região Metropolitana e do Litoral.
EM TODO O PARANÁ - Caso precisem contatar a Copel, os clientes podem escolher dentre uma série de canais de atendimento e acessar os serviços sem precisar ir a uma agência. Por meio do aplicativo Copel Mobile, disponível para sistemas Android e iOS, é possível informar falta de luz, solicitar religação de energia e consultar dados e informações da conta, dentre outros serviços.
Os consumidores também podem entrar em contato pelo telefone 0800 51 00 116, ou pela Agência Virtual na internet: basta acessar www.copel.com e fornecer o número de identificação do domicílio, que vem na conta de luz. Depois de cadastrar uma senha, o consumidor terá acesso à maior parte dos serviços e facilidades disponíveis nas agências físicas, tais como pedidos de segunda via da fatura, ligação, religação e atualização de dados cadastrais.
O serviço Torpedo Copel também está disponível nas praias.
Para comunicar a falta de energia elétrica no domicílio, basta enviar para o número 28593 uma mensagem de texto com as letras SL (de “sem luz”) seguida do número da conta de luz da casa de praia (incluindo algarismos e dígito de verificação, sem pontos nem hífen). O envio é gratuito e a Copel responde ao consumidor rapidamente.
As agências e postos de atendimento da Copel estarão fechadas entre os dias 14 e 17 de fevereiro. No dia 18, Quarta-feira de Cinzas, todas as agências abrem das 13h30 às 17h30.
CUIDADOS COM ENERGIA - A Copel dá orientações aos moradores e veranistas para evitar acidentes com energia elétrica na época de festas. “Para pular o Carnaval com segurança, as pessoas jamais devem lançar serpentinas, fogos de artifícios e outros objetos próximo à rede elétrica. Além de correr o risco de interromper o fornecimento de energia, a imprudência pode causar acidentes graves”, explica Francis. Além dos cuidados com energia durante o Carnaval, a Copel dá outras orientações à população:
- Ao ver um cabo de energia rompido, jamais se aproxime. Ligue para a Copel, pelo telefone gratuito 0800 51 00 116;
- Água e energia não combinam: mantenha secos locais próximos a eletrodomésticos.
- Só mude a temperatura do chuveiro quando ele estiver desligado. Aproveite para economizar água e energia. Tome banhos rápidos e utilize o chuveiro na chave “verão”;
- Para não desperdiçar energia com o ar-condicionado, use o aparelho somente em ambientes ocupados e com portas e janelas fechadas;
- A geladeira pode ser o grande vilão do consumo de energia. Evite deixar a porta aberta ou forrar as prateleiras e verifique sempre a aderência da borracha de vedação da porta. AE

Operação Barreado: Funcionários de cartório e advogados têm prisão decretada no Litoral.

A Justiça decretou a prisão de oito pessoas acusadas de formação de quadrilha e corrupção em processos judiciais que envolvem pescadores.
Dentre os acusados pelo Ministério Público estão quatro advogados, além de funcionários do Cartório Cível de Antonina, no litoral do Paraná. Apenas um dos acusados foi preso.
Segundo o MP, os advogados captavam clientes entre os pescadores prejudicados por acidentes ambientais em Antonina. As investigações apontaram que os advogados pagavam propina a funcionários do cartório para que eles manipulassem o andamento dos processos de interesse do escritório, que atende a 1,2 mil pescadores.
Além das acusações de formação de quadrilha e corrupção, o MP investiga ainda se os advogados retiveram valores de indenizações que seriam destinados aos pescadores, e se houve lavagem de dinheiro.
Acidente
Em 2011, um vazamento provocou à proibição da pesca na Baía de Paranaguá. Prejudicados, os pescadores contrataram o escritório dos advogados Fabiano Neves Macieywski, Heroldes Bahr Neto, Saul Bonat de Mello e Kleber Augusto Vieira.
A Petrobras e outras empresas foram condenadas a pagar indenizações que somam R$ 300 milhões. O dinheiro foi depositado, mas alguns pescadores afirmam jamais ter recebido.
Em nota, o escritório de advocacia Bahr, Neves e Mello divulgou nota negando qualquer ingerência sobre o cartório de Antonina. O advogado Rodrigo Sanchez Rios, que representa o escritório, afirma ainda que “desde julho de 2008, o escritório bem pagando os clientes regularmente, com todos os recibos, contratos e prestação de contas das indenizações dos pescadores de Antonina registrados em cartório”.
A nota afirma ainda que os foragidos devem se entregar à polícia após o carnaval. 
Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4226 / 4249
G1

PR-407 terá sentido único na volta do feriado

Para melhorar o trânsito na volta do feriado de Carnaval, a PR-407 terá o tráfego em mão única na próxima quarta-feira (18), das 8h às 13h, no sentido Praia de Leste à BR-277.
Durante o período de inversão, o motorista que descer ao Litoral deve utilizar a rodovia Alexandra-Matinhos (PR-508).
Além desta ação, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) está distribuindo panfletos para orientar os motoristas sobre horários alternativos para a travessia do ferryboat.
Os panfletos são entregues pela Ecovia e pela concessionária Travessia de Guaratuba e informam os melhores horários para não enfrentar filas e reduzir o tempo de espera.
FERRYBOAT – Diversas melhorias garantem mais conforto e rapidez na travessia do ferryboat para Guaratuba, por meio de parceria do DER com a concessionária Travessia de Guaratuba, que aplicou mais R$ 6,7 milhões.
As áreas de passageiros das balsas Sônica, Rainha de Guaratuba e Piquiri foram ampliadas. Nas balsas Guaraguaçu, Nhundiaquara e Piquiri a área de veículos foi aumentada.
Os quatro flutuantes e as quatro pontes que envolvem a travessia foram recuperados. Eles funcionam no sistema de células independentes, o que torna a possibilidade de afundamento quase nula.
A travessia de caminhões, durante o feriado, é restrita a veículos com até 14 metros de comprimento e três eixos, com peso máximo de 26 toneladas.
Ônibus de linha e intermunicipais, cadastrados no DER-PR, terão prioridade na travessia. Em caso de neblina, a travessia fica suspensa.

Secretário Douglas Fabrício recebe presidente da FUMTUR de Paranaguá

O deputado estadual licenciado e secretário de Esportes e Turismo do Governo do Paraná, Douglas Fabrício, e Jacó Gimennes, Presidente da Paraná Turismo, receberam na manhã desta quinta (dia 12 de fevereiro) a visita de Rafael Guttierris Júnior, Presidente da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá (FUMTUR). Acompanhado da diretora de Ação Turística, Dayanny Feitoza, Guttierris apresentou o Plano Master de Turismo de Paranaguá 2013/2020 e relatou as expectativas e prioridades do município com a visão de um destino indutor turístico do Litoral. 
"É com grande prazer que recebemos Paranaguá nesta nossa primeira audiência, marcando o nosso respeito de como vemos Paranaguá na história paranaense e um dos referenciais do nosso turismo". disse Douglas Fabrício. Para Jacó Gimennes, "as parcerias darão a dinâmica da gestão compartilhada, aproximando o trade, Instâncias de Governança Regionais (IGR's) e governanças municipais, sendo fundamental Paranaguá e Litoral para o nosso Paraná Turístico". 
Na ocasião, foi apresentado que a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (ABITUR) tem na presidência Paranaguá pela importância e significado da Ilha do Mel. Fazem parte da referida entidade entre outros Ilha Bela (SP), Angra dos Reis (RJ), Fernando de Noronha (PE) e a Ilha de Marajó (PA). 
A FUMTUR passa a contar com a cooperação do Governo estadual nos seus vários projetos para impulsionar o turismo em Paranaguá, com visão regionalizada. Entre as estatégias está a utilização da Lei Rouanet, em parcerias com Copel e Sanepar. A prioridade será revitalizar e preparar a Ilha da Cotinga como uma excelente alternativa de turismo diferenciado, resgatando o processo de colonização.
A Ilha da Cotinga
Situada na baía de Paranaguá, a Ilha da Cotinga quando do início da ocupação do Paraná, teve influência de colonizadores vindos de São Paulo. Com a intenção de chegar em Paranaguá, eles ali se estabeleceram com receio dos índios Carijós que dominavam a região. A ilha é hoje fonte de mistério, onde são encontradas inscrições em ruínas e vestígios do início da civilização paranaense. Os nativos são índios carijós, que até hoje habitam no cenário onde seus ancestrais nasceram .
Em 1677 foi construída uma capela destinada ao culto de Nossa Senhora das Mercês, demolida em 1699 para se erigir a Igreja de São Benedito no continente. Em 1955 foi pedida a reconstrução da antiga ermida, e em 17 de março do mesmo ano realizou-se uma procissão marítima de retorno da antiga imagem de Nossa Senhora das Mercês, esculpida em pedra vinda de Portugal.
No ano de 1993 a ermida foi finalmente reconstruída e inaugurada no dia 25 de abril. O acesso ao templo é feito através de rústica escada de pedra, formada por aproximadamente 365 degraus, proporcionando uma bela vista da cidade e do mar. "Com toda esta singularidade incorporada no processo turístico - segundo Rafael Guttierris, haverá oportunização da prestação de serviços em transporte, condução de turistas, visitação e venda de produtos artesanais". 
Jornalista Paulo Mosimann
Assessoria de Imprensa da Paraná Turismo

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Polícia do Paraná inicia operação para garantir tranquilidade durante o feriado

A Polícia Militar do Paraná inicia nesta sexta-feira (13) em todo o Estado a “Operação Carnaval 2015”, que começas às 18h e segue até a Quarta-feira de Cinzas (18), com grande reforço policial nas áreas urbanas e rurais e nas rodovias estaduais.
Também haverá monitoramento com o uso de alta tecnologia e o uso de aeronaves em alguns pontos do Paraná, como no Litoral, destino preferido de mais de 1,5 milhões de pessoas.
“A Polícia Militar realizará ações e operações durante todo o feriado com a finalidade de proteger a vida, o patrimônio e as relações sociais e de garantir e preservar a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas, além de proteger o meio ambiente”, disse o subcomandante-geral da PM, coronel Nerino Mariano de Brito.
Ele explicou que também haverá fiscalizações integradas com atuação das esferas federal, estadual, municipal, Poder Judiciário, Ministério Público, polícias Civil e Federal, Vigilância Sanitária e outras forças de segurança pública.
Os policiais vão orientação os foliões e atuar na repressão de qualquer fato que possa colocar em risco a tranquilidade. “Para isso, a PM concentrará esforços, com a presença policial nos locais de maior concentração popular e considerados de risco”, destaca Nerino.
As ações incluem policiamento ostensivo, a pé e motorizado, além de policiamento com motos, bicicletas, cães e cavalos.
De acordo com o subcomandante da PM, todo o Paraná será policiado, mas as regiões com maior concentração de pessoas receberão atenção especial. “Não podemos admitir que os exageros estraguem o Carnaval ou o descanso das pessoas de bem.
O importante que as pessoas se divirtam com responsabilidade.
O coronel dá ainda outras dicas aos motoristas. “Se for beber, vá de ônibus, a pé ou de carona. E se estiver dirigindo não abuse do som alto, se fizer festas, também não”, orienta. “No trânsito é necessário respeitar as leis, ser solidário e educado.
Assim teremos todos um Carnaval divertido e tranquilo no Estado, lembra Nerino.
Para o reforço das atividades no Carnaval participam, além dos batalhões de área em todo o Paraná, integrantes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), da Academia Policial Militar do Guatupê, do Regimento de Polícia Montada, do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), do Corpo de Bombeiros e administrativo dos batalhões. O policiamento será feito em todas as cidades do Estado.
LITORAL – No Litoral do Paraná o policiamento será bastante reforçado, principalmente nos locais de festejos e aglomeração de pessoas. "Buscamos oferecer segurança de qualidade às famílias e foliões que decidiram passar o feriado de Carnaval no Litoral e, para que isso ocorra, o Governo do Estado, a Secretaria de Segurança e a Polícia Militar não estão medindo esforços", afirma o coronel Nerino.
“Próximos aos desfiles e trios elétricos haverá policiamento ostensivo e de trânsito, assim como nas cidades em que acontecem bailes públicos”, explica o major Nivaldo Marcelos, Comandante do 9º Batalhão da PM e coordenador operacional da “Operação Verão 2014/2015”.
A poluição sonora (perturbação do sossego e da tranquilidade) e a embriaguez ao volante, além de outros crimes e infrações, também serão fiscalizadas por todos os policiais que participam da "Operação Verão Paraná" Costa Leste.
Também será intensificado o policiamento de trânsito urbano e rodoviário para prevenção de acidentes e repressão às infrações de trânsito.
“Serão feitos isolamentos e desvios de tráfego nos locais em que sejam necessários”, destaca o subcomandante-geral.
A Operação Carnaval no Litoral contará com a participação de policiais militares disponíveis à "Operação Verão Paraná" na Costa Leste, nas áreas ostensiva, ambiental, urbana, rodoviária e Corpo de Bombeiros, além do reforço específico para este período.
O Litoral contará ainda com um caminhão que possui câmeras com tecnologia de infravermelho, televisores, telefones e terão geradores de uma rede sem fio (wi-fi). Eles também são adaptados com sistemas de comunicação, videomonitoramento e gestão de eventos.
“Este equipamento nos auxiliará, por exemplo, nos flagrantes de tráfico de drogas, tumultos e outros incidentes, se acontecerem”, diz o coronel Nivaldo.

Secretário Douglas Fabrício recebe presidente da FUMTUR de Paranaguá

O deputado estadual licenciado e secretário de Esportes e Turismo do Governo do Paraná, Douglas Fabrício, e Jacó Gimennes, Presidente da Paraná Turismo, receberam na manhã desta quinta (dia 12 de fevereiro) a visita de Rafael Guttierris Júnior, Presidente da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá (FUMTUR). Acompanhado da diretora de Ação Turística, Dayanny Feitoza, Guttierris apresentou o Plano Master de Turismo de Paranaguá 2013/2020 e relatou as expectativas e prioridades do município com a visão de um destino indutor turístico do Litoral. 
"É com grande prazer que recebemos Paranaguá nesta nossa primeira audiência, marcando o nosso respeito de como vemos Paranaguá na história paranaense e um dos referenciais do nosso turismo". disse Douglas Fabrício. Para Jacó Gimennes, "as parcerias darão a dinâmica da gestão compartilhada, aproximando o trade, Instâncias de Governança Regionais (IGR's) e governanças municipais, sendo fundamental Paranaguá e Litoral para o nosso Paraná Turístico". 
Na ocasião, foi apresentado que a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (ABITUR) tem na presidência Paranaguá pela importância e significado da Ilha do Mel. Fazem parte da referida entidade entre outros Ilha Bela (SP), Angra dos Reis (RJ), Fernando de Noronha (PE) e a Ilha de Marajó (PA). 
A FUMTUR passa a contar com a cooperação do Governo estadual nos seus vários projetos para impulsionar o turismo em Paranaguá, com visão regionalizada. Entre as estatégias está a utilização da Lei Rouanet, em parcerias com Copel e Sanepar. A prioridade será revitalizar e preparar a Ilha da Cotinga como uma excelente alternativa de turismo diferenciado, resgatando o processo de colonização.
A Ilha da Cotinga
Situada na baía de Paranaguá, a Ilha da Cotinga quando do início da ocupação do Paraná, teve influência de colonizadores vindos de São Paulo. Com a intenção de chegar em Paranaguá, eles ali se estabeleceram com receio dos índios Carijós que dominavam a região. A ilha é hoje fonte de mistério, onde são encontradas inscrições em ruínas e vestígios do início da civilização paranaense. Os nativos são índios carijós, que até hoje habitam no cenário onde seus ancestrais nasceram .
Em 1677 foi construída uma capela destinada ao culto de Nossa Senhora das Mercês, demolida em 1699 para se erigir a Igreja de São Benedito no continente. Em 1955 foi pedida a reconstrução da antiga ermida, e em 17 de março do mesmo ano realizou-se uma procissão marítima de retorno da antiga imagem de Nossa Senhora das Mercês, esculpida em pedra vinda de Portugal.
No ano de 1993 a ermida foi finalmente reconstruída e inaugurada no dia 25 de abril. O acesso ao templo é feito através de rústica escada de pedra, formada por aproximadamente 365 degraus, proporcionando uma bela vista da cidade e do mar. "Com toda esta singularidade incorporada no processo turístico - segundo Rafael Guttierris, haverá oportunização da prestação de serviços em transporte, condução de turistas, visitação e venda de produtos artesanais". 
Jornalista Paulo Mosimann
Assessoria de Imprensa da Paraná Turismo

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Litoral do Paraná tem apenas um ponto impróprio para banho

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta quinta-feira (12) o último boletim de balneabilidade do Litoral desta temporada. Segundo os resultados das análises, apenas a Ponta da Pita, em Antonina, permanece imprópria para banho.

Nesta temporada, o órgão analisou a qualidade da água nos 47 pontos do Litoral do Estado que mais recebem pessoas nesta época do ano e apresentam maior preocupação quanto à contaminação da água. O monitoramento avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Além dos pontos monitorados e divulgados nos boletins de balneabilidade, o IAP também monitora e sinaliza durante todo o ano outros locais do Litoral que historicamente são considerados impróprios para banho e os identifica desta forma. A sinalização desses locais continua ao longo do ano, independentemente da temporada de verão.

SINALIZAÇÃO - No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas por meio de bandeiras instaladas na orla, em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A bandeira azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.

Os veranistas de todo o Estado também podem obter essa informação no site do IAP (www.iap.pr.gov.br ), junto à imprensa e nos comércios locais.

Carnaval com praias limpas no Litoral do Paraná

O último boletim de balneabilidade do Litoral do Paraná aponta que apenas uma área de banho na baía de Antonina está imprópria ao banho.
Trata-se da Ponta da Pita, que desde o início da temporada, em dezembro, foi reprovada nas análises feitas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Pela primeira vez, todos os pontos de banho em rios foram aprovados. As praias marítimas seguem 100% aprovadas.
Nesta temporada, o IAP analisou a qualidade da água nos 47 pontos do Litoral do Estado que mais recebem pessoas nesta época do ano e apresentam maior preocupação quanto à contaminação da água. O monitoramento avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.
Além dos pontos monitorados e divulgados nos boletins de balneabilidade, o IAP também monitora e sinaliza durante todo o ano outros locais do Litoral que historicamente são considerados impróprios para banho e os identifica desta forma. A sinalização desses locais continua ao longo do ano, independentemente da temporada de verão.
Os locais permanentemente impróprios ao banho são: rios Saí-guaçu, do Tenente, Brejatuba e das Pedras, Canal do Camping, Canal Clevelândia e Galeria Marechal Deodoro em Guaratuba; Canal da Praia Mansa, Canal Caiobá e Rio Matinhos, em Matinhos; Rio Olho d’água, em Pontal do Paraná; e Rio Pontinha, na Ilha do Mel.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

34 deputados estaduais votam a favor da Comissão Geral e causam revolta em milhares de servidores(as) públicos em Curitiba

No final da tarde desta terça-feira (10), milhares de servidores(as) públicos ocuparam a Assembleia Legislativa do Paraná.

A ocupação aconteceu logo após a votação de Comissão Geral, em que 34 deputados(as) estaduais votaram a favor da medida impositiva que garante a votação única do governador Beto Richa.

A ocupação foi pacífica.

Ela foi capaz de demonstrar a indignação de milhares de servidores(as) públicos(as) que gritavam por respeito, mas que estavam sendo atropelados pela maioria dos deputados que votavam contra a população na Alep.

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, conta que a categoria está cansada da falta de respeito em que governo vem tratando a educação. “Estamos ocupando a Assembleia Legislativa do Paraná em resposta às humilhações que o governo do Estado vem implementando com o serviço público, mas em especial com a educação do Paraná".

Hermes fala também do atropelo do governo com os direitos dos(as) educadores(as) do Estado. “Nós ocupamos aqui primeiramente para impedir que os deputados votassem em Comissão Geral, numa vez só, projetos que desmontam direitos que levamos mais de 30 anos para conquistar”.

Ocupação – Os(as) servidores(as) públicos iniciaram a ocupação no prédio da Assembleia Legislativa por volta das 17h50 desta terça-feira (10).

A ocupação foi feita logo após a votação de Comissão Geral pelos(as) deputados(as). 34 votos foram favoráveis à votação única do pacotaço e 19 votaram a favor dos(as) servidores(as).

A todo momento o sindicato pedia calma e exortava que não houvesse depredações, afinal, o patrimônio público é do povo.

No entanto, a ocupação foi uma demonstração clara da indignação dos(as) servidores(as) com as medidas autoritárias do governo.

Servidores(as) públicos de diversas categorias permanecem na Assembleia Legislativa. A greve dos(as) educadores(as) do Paraná continua e a mobilização está sendo feita em todo o Estado. Educadores de todo Paraná vieram para Curitiba fortalecer a luta da categoria.

Confira 10 formas para se conseguir energia de fontes que você nem imagina

A criação de fontes alternativas para gerar energia tem ganhado espaço e atenção popular, isso porque a fonte mais comumente utilizada no Brasil, a água das hidrelétricas, enfrenta um período adverso.
Por isso a necessidade de encontrar fontes de energia alternativa tem motivado a comunidade científica a pensar um pouco mais “fora da caixa”. Algumas já estão em uso, outras ainda em desenvolvimento, mas a maioria é no mínimo inesperada:
10 – Restos de comida: A matéria orgânica, depois de degradada por bactérias, produz o metano, principal composto de um combustível conhecido como biogás. (Pequenas indústrias atualmente coletam e usam o lixo produzido em grandes cidades para gerar eletricidade).
9 – Vento solar: Trata-se mais de um fluxo constante de partículas aceleradas, que pode ser usado para gerar energia usando uma pequena vela feita de cobre. (além de o gerador ter que ser posicionado no espaço, o maior problema desta tecnologia é como enviar a energia gerada de volta)
8 – Ondas sonoras: Alguns cientistas estão tentando transformar estas ondas em eletricidade, usando fios e eletrodos. (A quantidade de energia vinda desse processo é pequena, uma pesquisa atual está explorando a possibilidade de usá-la para carregar pequenos dispositivos)
7 – Enguias elétricas: A enguia é um peixe capaz de gerar uma descarga elétrica de 400 volts, seu mecanismo de defesa já foi usado por um aquário japonês para iluminar uma árvore de Natal.
6 – Bichos e bactérias: A produção de biodiesel - combustível obtido pela combinação de óleo vegetal e álcool, apesar de exigir muita terra cultivada e uma quantia enorme de energia em sua produção, os cientistas estão trabalhando em métodos alternativos de transformar o óleo de sementes em biodiesel, como o uso da atividade natural das bactérias.
5 – Vacas: Ou melhor os gases vindo delas que consistem principalmente de metano. Pode parecer ridículo imaginar uma vaca com um balão gigante preso no traseiro, mas, se for preso do jeito certo fornece energia e ao mesmo tempo resolver o problema do gás na atmosfera.
4 – Esgoto: Pode parecer meio desagradável, mas as fezes e urina podem ser usadas para obter energia. E algumas companhias alegam ter encontrado a melhor fonte: fraldas usadas, já que existem tantas no mundo.
3 – Cadáveres: Cientistas descobriram que a maioria das partes de um corpo humano pode ser usada como combustível. Uma companhia na Inglaterra até propôs aquecer as pessoas em funerais com a energia gerada pelos seus parentes ou amigos.
2 – Clubes de dança: Caminhar ou pular em algumas placas especiais pode gerar energia. Atualmente, é uma tecnologia muito cara para ser considerada uma solução real, mas se pensarmos na energia desperdiçada em clubes ou ruas atulhadas de gente, ela se torna realmente interessante.
1 – Respirando: Preguiça de caminhar? Sem problemas, o corpo humano ainda pode ser uma fonte útil de energia apenas por estar vivo. Por exemplo, você pode recarregar seu celular com o ar de seus pulmões - a máscara eletrônica contém pequenas turbinas eólicas e a energia criada é transferida através de um cabo para o seu dispositivo eletrônico.  
Fonte: HypeScience

O Brasil é campeão em mau comportamento na sala de aula.

É o que mostra a pesquisa sobre ensino e aprendizagem da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o jornal Valor Econômico, a pesquisa mostra que a indisciplina gera uma perda significativa no tempo de instrução e na oportunidade dos alunos, "especialmente no Brasil".

Entre os 34 países participantes, os professores brasileiros disseram gastar maior proporção do tempo em sala para manter a ordem na classe: 20% em 2013 e 18% em 2008. A média internacional é de 13% nos dois anos.

Mais bagunça
Por aqui também temos mais bagunceiros. Segundo o estudo, 60% dos professores dizem que mais de 10% dos estudantes têm problemas de mau comportamento. No Japão, apenas 13% relatam o mesmo problema. Professores no Chile e no México também relatam relatam muitos problemas de comportamento em sala de aula.

A situação pode ser pior porque nossos professores têm menos anos de treinamento e formação. Segundo a OCDE, o número de anos de experiência de um professor tem relação direta, já que os que têm menos tempo de ensino têm mais estudantes que perturbam as aulas.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

50 mil pessoas participaram do Banho de Mar a Fantasia neste domingo

Durante o domingo, (08) as ruas do centro de Paranaguá estiveram movimentadas com a 66ª edição do tradicional Banho de Mar a Fantasia.
De acordo com dados da Polícia Militar, em torno de 50 mil pessoas estiveram participando do evento que antecede a folia de Momo em Paranaguá.
Dezesseis blocos estiveram percorrendo as ruas da área central até o tradicional banho de mar.
“A cada ano o Banho de Mar a Fantasia está melhor. Cadastramos os blocos que participaram do evento, vistoriamos os carros para trazer maior segurança aos foliões.
A cada ano aumenta o número de participantes no Banho. Com o evento, os hotéis, e os restaurantes da cidade estão lotados, movimentando assim o turismo de nossa cidade.
Convido a todos os foliões de Paranaguá e do Estado para participar do nosso Carnaval que é o melhor do Litoral”, disse Rafael Gutierrez Junior, Presidente da Fundação Municipal de Turismo.
De acordo com o Capitão Nelson Gonçalves do 9º Batalhão da Polícia Militar, em torno de 150 homens (entre Polícia Militar, Guarda Civil e seguranças particulares) estiveram fazendo a segurança dos foliões durante todo o Banho.
“Nosso efetivo começou a aumentar gradativamente, e estamos fazendo a segurança das pessoas que estão participando do Banho à Fantasia. Em parceria com os Guardas Municipais e com os seguranças particulares dos 16 blocos que estão no evento.
Pedimos a todos que tanto no Banho quanto os dias de carnaval, não usem garrafas de vidro e não se excedam no uso de bebida alcoólica”, disse o Capitão.
O folião Caio Félix destacou que, “participo do Banho de Mar a Fantasia todos os anos, assim como desfilo como destaque em todas as escolas de samba da cidade. Neste ano vim como Viviane Araújo no Banho. Convido a todos os foliões para participarem do carnaval de nossa cidade que é o melhor de todos”.
O Núcleo Municipal de Prevenção contra Violência a Mulher esteve participando do evento, repassando informações de como se prevenir contra qualquer tipo de violência.
“Estamos dando informações aos foliões contra a violência contra a mulher, criança, idosos, e adolescentes. Durante as quatro noites de carnaval também estaremos repassando informações a todos”, explica Helenize Zanon.
O Vereador Arnaldo Maranhão, participa do Banho com seu bloco há muito tempo.
“Trago meu bloco para o Banho à Fantasia há oito anos. Esse evento é muito importante porque movimenta o turismo em nossa cidade, assim como a cultura”, salienta o vereador.
Para maior comodidade aos foliões que participaram do tradicional Banho de Mar à Fantasia, a prefeitura, através da Fundação Municipal de Turismo – Fumtur, disponibilizou banheiros químicos em todo percurso do evento.
O folião Gabriel Ramon participa do Banho à Fantasia há três anos e salientou que, “participo do Banho e acho muito legal. A cada ano está melhor. Convido todos para participarem deste banho assim como se divertir nos dias de carnaval”.
Várias secretarias municipais estiveram envolvidas na realização do evento, como a Secretaria de Meio Ambiente (que fez a limpeza ao término do evento), Secretaria Municipal de Segurança (com guardas municipais e a equipe do Departamento Municipal de Trânsito) e a Secretaria Municipal de Saúde (com a entrega de preservativos e material sobre doenças sexualmente transmissíveis).
A programação do Carnaval de Paranaguá tem início no dia 14 deste mês com o desfile de Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba, a partir das 20h.
Fonte: Márcio Tibilletti