sexta-feira, 30 de maio de 2014

Prefeitura realiza Ação Social no Porto dos Padres no próximo sábado (31)

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, organiza, para o próximo sábado (31), uma Ação Social no bairro Porto dos Padres.
Outras secretarias estarão presentes com diversos serviços oferecidos aos cidadãos.
O evento acontecerá das 13 às 17h na Praça entre as ruas Washington Luis e José Cadilhe, nas proximidades do CRAS Porto dos Padres.
Saúde – a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) oferecerá a aferição de pressão arterial e medição de glicose.
A 1ª Regional de Saúde distribuirá informativos para a população.
Meio Ambiente – Estará conscientizando a população sobre o correto descarte de lixo doméstico e entulhos, evitando que se faça descarte em terrenos baldios ou sobre as calçadas.
CAB – a subconcessionária dos serviços de água e esgoto da cidade estará presente no evento oferecendo informações e, também, fazendo cadastro para a Tarifa Social.
Copel – a Companhia Paranaense de Energia participa da Ação Social com informações sobre o Programa Luz Fraterna.
Bolsa Família e Programa do Leite – Equipes da Semas estarão prestando esclarecimentos à população.
Jovem Aprendiz – Equipes da Prefeitura darão esclarecimentos aos interessados.
Habitação – A Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários estará prestando esclarecimentos sobre o programa Minha Casa Minha Vida.
Senai – cursos oferecidos pelo Senai serão disponibilizados no dia.
Trabalho e Emprego – a Semtra estará fazendo a divulgação do Pronatec e cadastro e encaminhando para vagas de emprego.
Na parte cultural e artística, haverá apresentação de teatro por parte da Guarda Civil Municipal com a temática de Educação Para o Trânsito. O Mago das Bolhas também participará da festa.
Ação Social da Prefeitura de Paranaguá
Data: 31/06/2014 (sábado) 
Local: Rua Washington Luiz esquina com rua José Cadilhe.
Horário: das 13h às 17h
Fonte: Site Oficial da Prefeitura de Paranaguá

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Utilidade Pública: aposentados têm direito a isenção nas passagens interestaduais

O idoso que se aposentou com o valor de até dois salários mínimos que tem comprovante do INSS pode ir direto na empresa e comprar sua passagem que terá isenção na compra da passagem interestadual.
Mas nos casos de pessoas que não têm esta comprovação, a saída é procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de Paranaguá, que fica sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.
No CRAS mais próximo da sua casa, o aposentado vai fazer o cadastro único e, depois de um mês, aproximadamente, ele vai receber uma carteirinha, que valerá como comprovante da sua condição de aposentado e poderá ser usada para a compra da passagem, como informou a diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, Márcia Pinheiro Rabery.
É importante lembrar que o benefício é destinado a viagens entre diferentes Estados do Brasil, ou seja, sai de um Estado e vai para outro. O passe livre não vale para o transporte urbano ou entre municípios dentro do mesmo Estado.
“Todo CRAS está pronto para atender com assistente social que vai fornecer a orientação necessária para este idoso”, explicou a coordenadora do CRAS do Nilson Neves, Márcia Lúcia Pires.
Fonte: Site oficial da Prefeitura de Paranaguá

Prefeitura distribui mudas de hortaliças a pequenos produtores

Com o objetivo de estimular a Olericultura – produção de hortaliças -, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realiza o Projeto Fomento à Olericultura, que distribui mudas de alface lisa, alface crespa, cebolinha, salsinha e berinjela a produtores das colônias agrícolas de Santa Cruz, São Luiz e Quintilha.
Segundo a secretária da pasta, Cintia Maria Lopes dos Santos, o critério para escolha dos participantes é o da renda, sendo escolhidos os que necessitam de apoio para produção.
Os produtores têm acompanhamento técnico do engenheiro agrônomo da Semapa, Gustavo Olsen Lazzaris, que realiza visitas semanais e dá recomendações sobre cultivo, manejo de solo, comercialização, produção de raízes, verduras e legumes.
“As práticas de cultivo adotadas buscam a proteção do meio ambiente e a produção sustentável, garantindo assim um alimento saudável e saboroso.
Outra preocupação é a geração de renda ao produtor, uma diretriz dada pelo prefeito Edison Kersten”, salienta Cintia.
A expectativa da Semapa é que a produção expanda-se com o Projeto e a produção olerícola aumente, pois o município vem demandando mais dessa produção.
O próximo passo é a expansão do projeto para atender um número maior de produtores.
Fonte: Site Oficial da Prefeitura de Paranaguá

terça-feira, 27 de maio de 2014

Programa Bom Negócio Paraná em Pontal

No último dia 23 a Prefeitura de Pontal do Paraná através da Agência do Trabalhador e da Fomento Paraná concluem mais uma importante ação voltada ao desenvolvimento social e econômico do município.

O programa Bom Negócio Paraná visa aumentar a competitividade das empresas fortalecendo os empreendedores com capacitações em gestão empresarial nas áreas de negócios, finanças, pessoas, comércio e estratégia. 
O curso ministrado pelas consultoras da UNESPAR – Paranaguá, teve a participação de 84 alunos que terão à disposição as linhas de crédito com taxas especiais operadas pela Fomento Paraná.

A solenidade de certificação contou com a presença dos secretários municipais de Ação Social, Administração, Desenvolvimento, Educação e Saúde, que explanaram algumas das principais ações realizadas no município.
Para o prefeito Edgar Rossi essas ações são o reflexo de um governo em favor da população. “``A mesma oportunidade de crescer que eu tive em Pontal do Paraná, quero todos tenham.´´. Concluiu o prefeito. 

Estão abertas as inscrições para a próxima turma do programa. Para participar retire sua ficha inscrição na Agência do Trabalhador de Pontal do Paraná ou solicite pelo e-mail: agpontaldoparana@sets.pr.gov.br 
Maiores informações: (41) 3458-3372 / (41) 3972-7063.

Exposição ‘Ações Performáticas’ abre na quarta-feira (28), em Paranaguá

Um misto de ação performática, vídeo, foto e pintura. Assim pode ser definida a Exposição Ações Performáticas, que abre na próxima quarta-feira, às 19h30, no Teatro Rachel Costa. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fumcul - Fundação Municipal de Cultura – com o Laboratório de Criação e Produção Artística da UFPR (Universidade Federal do Paraná). 

A Exposição marca uma parceria, firmada desde o final do ano passado, entre a Administração Municipal, por meio da diretoria do Teatro, e o curso de Licenciatura em Artes da UFPR. 

Funtur define regras para a Festa da Tainha



A Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) realizou uma reunião em sua sede na tarde desta terça-feira (20) para definir as regras da 4ª Festa Nacional da Tainha, que acontecerá entre os dias 27 de junho e 13 de julho, na Praça 29 de Julho.
O encontro contou com representantes das secretarias municipais de Obras, Segurança, Assistência Social, Serviços Urbanos e Agricultura Pesca e Abastecimento, onde cada uma apresentou suas necessidades e providências para a organização da Festa. 
Nas palavras do presidente da Fumtur, Rafael Guttierres Júnior, o objetivo é oferecer condições de atendimento melhores ao turista e ao cidadão.
“Todos os envolvidos têm que se comprometer para que a Festa seja uma agradável experiência ao turista e ao parnanguara. É a imagem da cidade que está em jogo”, salientou. 
A programação, que ainda está sendo fechada, contará, além da gastronomia diversa, com destaque para o prato que dá nome à festa e seus diferentes preparos, com shows regionais e nacionais, bailes de fandango, artesanato regional, dentre outras atrações. 
Uma nova reunião está marcada para a próxima sexta-feira (23), desta feita com representantes das comunidades pesqueiras que participarão do evento. 
Festa da Tainha 
Tradicional em Paranaguá, a Festa da Tainha movimenta o turismo e cultura locais. No ano passado, foram comercializadas 17 toneladas de Tainha durante o evento.
Em 2014, o tema oficial é “Paranaguá com Sabor Especial”. Será o 4º ano que a festa é nacional e, na oportunidade, também se festeja a 37ª Festa do Pescador, a 29º festa da Tainha e a 6ª Feira Regional da Tainha.
A Fumtur já está preparando todo o material gráfico de divulgação do evento, inclusive ofertou a possibilidade de restaurantes que sirvam tainha terem suas logomarcas divulgadas sem qualquer custo adicional.
Nas próximas semanas, a organização divulgará a programação completa. 
Foto: Marcio Tibilletti.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Governo começa a construir ponte em trecho onde houve deslizamento na Serra da Graciosa

Da Gazeta do Povo - A construção dos pilares que devem sustentar uma ponte no trecho onde houve deslizamento de terra na Estrada da Graciosa começou nesta semana. A obra deve permitir a passagem de veículos em meia pista pelo local e deve ser concluída até julho deste ano, de acordo com o cronograma do governo do estado.

Divulgação/DER / Obras para a construção de ponte na Estrada da GraciosaAté o momento, as equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) finalizaram a construção de quatro dos oito pilares que vão ser usados na construção da ponte. A previsão para que a restauração total da estrada fique pronta é até setembro deste ano. 
Além da ação emergencial, as equipes estudam a colocação de muros nas encostas do quilômetro 12, onde ocorreu deslizamento. 
A estrada está interditada na altura do quilômetro 10 desde o dia 13 de março, quando ocorreu queda de encostas por causa das fortes chuvas na região.

Postos Salva-Vidas que custaram 18 mil reais sofrem vandalismo

Depois de alguns meses de existência, os postos salva-vidas construidos pelo governo estadual no valor de R$ 18.000 vão se deteriorando por vândalos. Esses postos foram feitos em alguns pontos dos principais balneários do litoral, para a melhor visão dos salva-vidas que trabalharam na alta temporada desse ano.
As fotos de Rodrigo Souza, via Rede Social, mostram que a madeira das paredes já vem sendo retirada, e também a pichação toma conta daquilo que resta.

Paranaguá terá mais 15 táxis, com 2 para a Ilha dos Valadares e 1 aos cadeirantes

Paranaguá terá em breve 15 novos táxis circulando pelas ruas. O sorteio dos 8 novos pontos onde os permissionários vão atuar foi feito na tarde de ontem (quinta-feira), na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu). A novidade é que a Ilha dos Valadares será beneficiada com dois veículos e que os cadeirantes também poderão contar com um carro adaptado, equipado com elevador para colocação da cadeira de rodas. 

O sorteio teve a presença do secretário municipal de Serviços Urbanos, Carlos André Fonseca Griguç, dos novos permissionários e de membros da Associação dos Taxistas de Paranaguá. Ele lembrou que o processo ocorreu dentro da maior transparência e conforme determina a lei. “Essa foi uma determinação do prefeito Edison Kersten, para não haver nenhum tipo de questionamento depois. Essa é uma gestão preocupada com o social”, explicou o secretário. 

A segurança é uma outra preocupação. Todos os veículos só serão autorizados a rodar pela cidade assim que passarem por vistoria para verificar, dentre outros aspectos, se possuem “air bags” tanto para o motorista e para o passageiro na parte da frente do veículo e para quem ficar atrás, com os dispositivos nas laterais (portas). A inspeção já pode ser feita. 

Para o diretor da Associação dos Taxistas de Paranaguá, Altair Alves, Paranaguá necessitava de mais táxis rodando. Ele confirma que todas as etapas do processo foram transparentes. “Todos tiveram oportunidades iguais. Foi um processo com muita transparência. Paranaguá estava precisando ter mais táxis circulando nas ruas. Verificamos isso todos os dias”, destacou o dirigente. Quem também acompanhou a reunião foi Maickon França, representando o presidente da associação, Adriano Matozo. 

Paranaguá conta atualmente com 137 táxis, distribuídos em 20 pontos. Eles são inspecionados anualmente, para que os usuários possam contar com o máximo de conforto e segurança. Também passam por inspeção anual outros veículos que fazem o transporte coletivo no município, como vans e ônibus.

Guaratuba conclui plano de contingência para desastres

A prefeita de Guaratuba, Evani Justus, e o comandante do Corpo de Bombeiros de Litoral (8º Grupamento), major Paulo Henrique Souza, assinaram nesta terça-feira (13) o Plano de Contingência do Município. Na solenidade, Evani anunciou moradias no Castel Novo.
O documento aponta as áreas de risco de inundações, enchentes e deslizamentos em cada bairro ou região de Guaratuba, assim como a população que pode ser atingida e as providências que precisam ser tomadas. O Plano tem detalhes como os locais onde vítimas devem ser abrigadas, onde conseguir colchões, roupas e alimentos e telefones de todas as pessoas responsáveis em tomar cada providência.
A etapa seguinte será o treinamento de todos os participantes da Defesa Civil e simulações de desastres.
Em Guaratuba, o levantamento foi realizado pela Coordenação de Defesa Civil do Município, presidida pelo secretário de Assuntos Jurídicos e Segurança, Jean Colbert Dias. O trabalho foi completado por estudos técnicos do Serviço Geológico do Paraná (Mineropar).
Durante a solenidade de assinatura, no audit
ório da prefeitura, Evani fez questão de elogiar todos os componentes da Defesa Civil Municipal, citando os dois funcionários que estavam presentes: Andrea Doris Ferreira Serafim e Marcius Sérgio Albach Lozinski. Os dois são os principais responsáveis por atualizar os dados do Plano de Contingências Online, que está á disposição dos seus membros no site da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (http://www.defesacivil.pr.gov.br)
Assinatura – Junto com a equipe da prefeitura e dos Bombeiros participaram da solenidade o presidente da Câmara, Mordecai Magalhães de Oliveira e os vereadores Almir Troyner, Artur Santos, Juarez Temóteo e Fábio Chaves e ainda o sargento Carlos Balaban, representando a Polícia Militar.
A prefeita ressaltou que a eficiência trabalho da Defesa Civil Municipal foi demonstrada nas chuvas de 2011. Ela ainda anunciou que a prefeitura também vem tomando medidas para reduzir as situações de risco.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Prevenção à dengue

Paranaguá está recebendo nesta semana 350 armadilhas para mosquitos.
A medida tem o objetivo de identificar o Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A ação ocorre graças a uma parceria entre as secretarias Municipal e de Estado da Saúde.
Todos os bairros da cidade serão beneficiados, incluindo Alexandra e colônia Maria Luíza.
Ao todo, 9 técnicos estão percorrendo os bairros para instalar as armadilhas, que serão retiradas uma semana depois.
 Os recipientes contam com uma paleta onde a fêmea do mosquito deposita o ovo.
A atração do inseto se dá pela água fenada (uma mistura de água e feno que fermenta por 10 dias).
A análise dos ovos do mosquito será feita num laboratório de Jacarezinho, no interior do Paraná, após terem eclodido e se tornado larvas. A prioridade para colocação das armadilhas é para locais mais arborizados e escuros, além de estacionamentos e borracharias. Haverá também trabalho de convencimento dos moradores, para que tomem cuidado com cachorros e crianças.
“Essa pesquisa é para termos noção da incidência de mosquitos na cidade. Em abril e em maio não tivemos registro de foco positivo na cidade”, explica Isabelle Antoniacomi, responsável pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Agentes de endemias entrarão em ação se houver confirmação da presença do Aedes Aegypti, para conscientizar a população e minimizar o problema.
COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO
A população também pode contribuir para afastar o mosquito transmissor da dengue da cidade. “É importante não deixar água acumulada em pneus, vasos de plantas e em outros objetos e locais, porque isso propicia que o mosquito deposite seus ovos. Temos que ficar sempre vigilantes com relação a isso”, alerta Isabelle.
Fotos: Marcio Tibilletti
Jornalista: Osvaldo Capetta

Cargas frigorificadas aumenta quase 140% na Ferroeste

A Ferroeste mais que dobrou o volume de cargas frigorificadas transportadas no primeiro quadrimestre de 2014, em comparação com a movimentação de anos anteriores. De janeiro a abril de 2014, a empresa aumentou em 136% o transporte de contêineres frigorificados.
Esse tipo especial de contêiner leva o frango congelado que é produzido pelas cooperativas do Oeste do Paraná até o Porto de Paranaguá, onde o produto é embarcado para países do Oriente Médio e da Europa.
O diretor de Produção da Ferroeste, Rodrigo César de Oliveira, explica que “a opção por ferrovia para fazer o transporte de frigorificados representa para o produtor uma economia nos fretes de até 32%, quando comparada com o modal rodoviário”. Ele disse que a operação ferroviária reduz o custo logístico das operações de exportação, o que beneficia diretamente as cooperativas e os produtores da região.
Pensando nisso, em 2013, a Cotriguaçu, que reúne um grupo de cooperativas da região Oeste do Paraná, inaugurou a primeira fase de seu terminal ferroviário em Cascavel, com investimento inicial de R$ 40 milhões e capacidade de carga de até 80 contêineres por dia.
A movimentação de contêineres frigorificados pela Ferroeste, no primeiro quadrimestre, entre os anos de 2011 e 2013, foi em média de 20,5 mil toneladas úteis. No mesmo período de 2014 foram movimentadas 48,4 mil toneladas úteis. Isso representa um crescimento médio maior que 136%. Desde 2013, as cargas frigorificadas passaram a ocupar o segundo lugar em importância no faturamento da companhia.
TOTALIZAÇÃO – Segundo o diretor Rodrigo César de Oliveira, no primeiro quadrimestre de 2014, no somatório de todos os tipos de cargas conteinerizadas (congelados, carga seca e outros), em relação aos anos anteriores, a Ferroeste também melhorou o desempenho.
Em comparação com 2013, o crescimento do transporte total de cargas com contêineres foi de 16%, acréscimo que chega a 50% na comparação com mesmo período de 2012. AE

Semma Paranaguá, coloca fim no pequeno lixão da Vila dos Comerciários

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), colocou fim a um “pequeno lixão” localizado na rua Paulino Pioli esquina com a avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, na Vila dos Comerciários.
Uma equipe de limpeza da Semma esteve no local na manhã deste sábado e fez a remoção completa do lixo. Uma máquina e um caminhão recolheram todo o resíduo sólido, deixando o local limpo.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Ricardo dos Santos, acompanhou pessoalmente todo o trabalho de limpeza realizado no local e constatou que, além do mau cheiro, o lixão era habitado por ratos e baratas, colocando em risco a saúde da população.
Ainda de acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, é muito importante a conscientização ambiental e a colaboração da população.
“Temos a missão dada pelo prefeito Edison Kersten, de manter a cidade limpa, mas para isso precisamos trabalhar na educação ambiental, causando uma mudança no habito nas pessoas. Digo isso em razão de que algumas pessoas, ainda, não têm a conscientização de preservar o meio ambiente.
Neste local especifico passaram a jogar todo o tipo de resíduos sólidos no local, criando um pequeno lixão. Esse lixão gerava incomodo e ameaçava a saúde da população. Fizemos a nossa parte, e agora contamos com a colaboração dos moradores para manter o local limpo”, destacou o Ricardo.
Fotos: Nunes - RP
Jornalista: Marcos Silva

DER lança novo mapa rodoviário elaborado com imagens de satélite

Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), atualizou o mapa rodoviário, com informações detalhadas das estradas estaduais e federais. O novo mapa mostra com a máxima definição os trechos de rodovias estaduais. Com imagens retiradas de satélite, o mapa permite mais exatidão de cada trecho, dos quase 12 mil quilômetros de rodovias do Estado.
“Esse ano, aperfeiçoamos o mapa rodoviário e implantamos os setores ferroviário, aeroviário e hidroviário. O que irá ajudar todo o setor de transporte, as escolas e população”, afirma o diretor do DER, Nelson Leal Junior.
TRECHOS DUPLICADOS – Nesta nova versão do mapa rodoviário, todos os trechos foram analisados e atualizados, se necessário. Os novos trechos que estão sendo duplicados pelo Governo do Paraná, já estão atualizados na versão desse ano.
No verso do mapa, as pessoas podem consultar os perímetros urbanos e metropolitanos das cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Paranaguá e Ponta Grossa, e suas respectivas rodovias. O mapa inclui também a localização de todos os aeroportos e balsas públicas, além da divisão das superintendências e escritórios regionais do DER-PR.
A nova ferramenta permite a localização de pontos importantes do Estado, pois traz informações rodoviárias precisas, que podem ser utilizadas em base para aplicativos GPS, como "Waze".
INFORMAÇÕES- Ao todo, foram produzidos sete mil mapas políticos rodoviários e mil aeroportuários. A nova versão foi distribuída para as secretarias estaduais, prefeituras, Correios, escritórios do DER e Ferroeste.
As escolas ou cidadãos que quiserem adquirir um mapa atualizado, podem entrar em contato pelo telefone: (41) 3304-8535.AE

Matinhos participa do II Fórum da EJA

A Escola Estadual Maria Helena Teixeira Luciano no balneário de Shangri-la aconteceu o II Fórum da Eja. O prefeito Edgar Rossi e seus secretários participaram do evento onde na oportunidade a comunidade pode conhecer a administração.
Segundo o prefeito Edgar Rossi o objetivo do evento é discutir a Educação de Jovens e Adultos buscando melhoria na qualidade do ensino e a elaboração das diretrizes curriculares da EJA aproveitando a oportunidade foi realizado a Prefeitura Itinerante. “ Quero agradecer a presença de todos e parabenizar a diretora Gislaine Patricia Marques Gregorio e sua equipe por esse evento. É muito importante a população participar assim esclarecemos as duvidas e ouvimos as reivindicações.”concluiu o prefeito.
Foram feitas varias perguntas para o secretariado e logo após da Prefeitura Itinerante, aconteceu as salas temáticas com palestras no Mercado de Trabalho em Pontal do Paraná, Violência Contra a Mulher, Informações e Tecnologia, Meio Ambiente e Reciclagem e o Uso indevido de drogas.
Assessoria de Comunicação

Paraná estuda novas estratégias para avançar na exportação de carnes

Três meses após retomar a exportação de carne bovina para a Rússia, o Paraná estuda estratégias para ampliar suas exportações e conquistar mercados mais exigentes a longo prazo.
O tema foi discutido na 45ª reunião do Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), em Curitiba. O assunto central dos debates foi a possibilidade de tornar o Estado reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa, sem a necessidade de vacinação.
Atualmente, o Paraná e outros 14 estados brasileiros – além do Distrito Federal e da região Centro-Sul do Pará – são considerados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) áreas livres da doença com a aplicação de vacina. “Seria importante conquistar um novo padrão de reconhecimento internacional. É um desafio por ser um projeto de longo prazo, mas é preciso dar o primeiro passo”, avaliou Norberto Ortigara, secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento e presidente do Conesa.
O secretário explica que, de alto poder de difusão, o vírus da febre aftosa é a grande causa de embargos entre países. “Aqueles que são livres da doença estabelecem fortes barreiras à entrada de animais susceptíveis e seus produtos oriundos de regiões com aftosa, o que gera efeitos negativos sobre a pecuária e à economia do País, com graves consequências sociais”, disse.
Ortigara complementa que o embate para a transição para Estado livre de aftosa sem vacina se dá em função dos investimentos necessários na ação. Se por um lado o Estado anularia os gastos com a aplicação da vacina, teria que investir ainda mais na vigilância sanitária dos rebanhos paranaenses.
“O governo estadual tem se preparado para essa mudança, começando pela criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), há dois anos, e com o reforço do quadro da agência, em 2014, com a contratação de 200 novos profissionais por meio de concurso público”.
“O Paraná e o Brasil querem e precisam evoluir para conquistar mercados mais exigentes. O custo para alcançar esta chancela de qualidade é alto, mas estes países também pagam muito melhor por estes produtos”, disse Inácio Afonso Kroetz, presidente da Adapar. Ele também explicou que o Paraná não pensa em traçar este caminho sozinho e por isso busca trabalhar com outros estados para aprovar a eliminação da vacina.
LÁCTEOS E OUTROS PRODUTOS – Pensando em ampliar ainda mais as exportações no futuro, o Paraná também visa intensificar outras ações de defesa agropecuária para comercializar produtos lácteos, produtos vegetais e outros tipos de carne nestes grandes mercados internacionais.
Um dos programas que contemplam esta categoria é o de Erradicação de Brucelose e Tuberculose, que foi instituído no final de 2013 e entrou em vigor neste ano, visando a melhoria da qualidade do leite e, consequentemente, dos produtos lácteos.
De acordo com as novas normas, os produtores que não vacinarem seus animais contra a brucelose no período recomendado, com a vacina B19, serão multados e terão a obrigatoriedade de comprovar a vacinação do rebanho com a vacina alternativa RB51.
No caso da tuberculose, o Governo do Estado tem indenizado com recursos do Fundo de Equipamento Agropecuário (Feapos) os produtores que têm animais sacrificados por terem contraído a doença. “Desde que o programa de indenização entrou em vigor, o número de notificações de casos de tuberculose aumentou no Estado. Apesar de este parecer um dado negativo, é o contrário. Antes, era preciso fiscalizar as propriedades para saber se havia animais infectados com tuberculose. Hoje, se eles foram sacrificados, o produtor nos procura para informar e receber a indenização”, explica Kroetz.
Assim, os produtores terão de comprovar a ausência de tuberculose e brucelose de todo rebanho leiteiro para comercializar seus produtos. Já aos laticínios cabe exigir os exames do rebanho leiteiro de seus fornecedores de leite in natura, não podendo receber e comercializar o produto das propriedades que não comprovarem os exames de brucelose e tuberculose e a vacinação contra a brucelose em seu plantel. AE

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Paranaguá inicia “Ecos da Negritude” visando todo o Litoral do Paraná

Com a presença do cônsul do Senegal para o Paraná e Santa Catarina, o sociólogo Ozeil Moura dos Santos, a Prefeitura de Paranaguá, deu início, na sexta-feira (16), ao projeto Ecos da Negritude.
O projeto tem a meta ambiciosa de resgatar a história e valorizar a cultura dos negros em todo o Litoral do Paraná, começando por Paranaguá. De acordo com a prefeitura, Paranaguá tem 37% da sua população entre pardos e negros.
Ozeil_Moura_dos_SantosNo lançamento, o prefeito lembrou que a Ilha dos Valadares foi ponto de parada e quarentena para muitos negros escravizados. “Poucos sabem, mas havia em Paranaguá, um grupo chamado ‘Sociedade de Redenção Paranaguense’, que conseguiu, segundo conta-se, 74 cartas de alforria, constituindo-se num dos primeiros e mais atuantes grupos abolicionistas do Paraná e contribuindo para o fim dessa prática abominável”, disse.
O cônsul do Senegal fez uma palestra sobre o histórico do Portal Africano, de Curitiba, fazendo um comparativo com os avanços dos negros no Brasil e no mundo. Mas também fez observações que incentivam os afrodescendentes a refletir sobre novos caminhos que visam a educação, cultura e a capacitação. “Num mundo globalizado, quem não tem uma pós-graduação, mestrado ou doutorado, está fora do jogo”, disse. “Quem vende bilhete, não assiste o espetáculo, e a população negra está vendendo bilhete e não está vendo o espetáculo”, enfatizou. “Precisamos capacitar os afrodescendentes. A criança negra não está no primário, consequentemente, não está no secundário, nem na universidade, completou Ozeil Moura dos Santos.
Ao final da sua palestra, o cônsul fez questão de mostrar um vídeo com personalidades de homens e mulheres de nível nacional e internacional, de agora e antigamente, todos negros, que se destacaram em suas áreas de atuação quer fossem na política, esporte, arte, beleza, inclusive, muitos como prêmio Nobel da Paz.
Exposição no Dia da Consciência Negra

Ecos da Negritude tem apoio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). Conta com participação do incipiente movimento negro do Litoral e também de Curitiba desde sua formulação, em 2013. Contatos serão feitos com as embaixadas envolvendo 57 países africanos.
Objetivamente, uma das atividades será uma grande exposição em 20 de novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra. No local deve ser montado espaço representando o porão de um navio negreiro, para mostrar os sofrimentos pelos quais passaram na viagem os negros tirados de sua terra natal para serem escravizados no Brasil.
No lançamento, o presidente da Câmara Muncipal, Marquinhos Roque, deu a palavra ao vereador Márcio Costa, autor de projeto de combate ao racismo, que foi sancionado pelo prefeito Edison Kersten. A lei incentiva práticas que põem fim a qualquer prática racista nas escolas e sedes da administração municipal.
Na justificativa do projeto de lei, o vereador não usa meias palavras: “O mundo mudou, mas muitas pessoas ainda continuam vivendo em épocas retrógradas, onde o racismo imperava, e por nossa cultura ter uma base afro-brasileira fortíssima, não podemos nos furtar de colocar os instrumentos públicos municipais no combate ao racismo e exterminar este sentimento doentil, do meio social em que vivemos, pois se investigarmos todos nós temos o sangue dos negros correndo em nossas veias ou então por afinidade muito próxima”.

Com informações da Secom Paranaguá: Luciane Chiarelli / Marcos Silva / Osvaldo Capetta – Foto: Márcio Tibilletti

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Cassino clandestino é descoberto pela PM em Guaratuba

Policiais militares da 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), descobriram uma casa de jogos de azar no município de Guaratuba (PR), na região litorânea do estado no último sábado (10/05).
As equipes apreenderam 23 máquinas caça níqueis no local.
Segundo informações do comandante da 2ª Companhia do 9º BPM, capitão César Kamakawa, denúncias anônimas enviadas à PM apontavam que em uma casa no balneário Nereidas havia várias pessoas jogando em máquinas de jogos de azar.
Os policiais foram até o local e anunciaram a abordagem. “Na vistoria, encontramos as máquinas caça níqueis e abordamos a suposta proprietária da casa e mais duas pessoas que estavam ali”, disse o capitão.
A dona da casa recebeu voz de prisão e foi encaminhada, juntamente com o material apreendido, até a delegacia da cidade de Guaratuba (PR), para que as medidas necessárias fossem tomadas. As duas pessoas que estavam na casa também foram encaminhadas como testemunhas. 
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Estradas oferecem bufê de drogas a caminhoneiros

Enquanto alguns caminhoneiros no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina migram para a cocaína, no centro do país, a situação está mais grave. O alerta é do procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campo Grande (MS), Paulo Douglas. Além do crack, os motoristas também estão se valendo de barbitúricos, tóxicos conseguidos mais baratos nas estradas brasileiras. Douglas também é o coordenador nacional para a implantação da Lei do Descanso - ainda em trâmite - no âmbito dos MPTs.
Douglas lembra que, em 2007, ele e sua equipe fizeram uma pesquisa em Rondonópolis (SP), local de passagens de caminhoneiros, vindos de várias regiões do país. Na época, segundo ele, foi detectada a tendência da migração do rebite para a cocaína. "Agora, passados sete anos, a situação está ainda mais crítica", comenta o promotor de Justiça. "Parte dos caminhoneiros está usando drogas mais pesadas, como barbitúricos e crack." A justificativa, no entanto, ainda é a mesma: o cumprimento do horário. Para o promotor de Justiça, a implantação da Lei do Descanso é importante. No entanto, Douglas critica o atual texto, que subverte o que era pretendido na proposta original. "O texto preconiza uma parada de descanso de oito horas", explica. "Esse tempo não dá para o motorista jantar, tomar banho e tudo mais, de uma maneira civilizada", considera.
Douglas ressalta, também, que em um dos artigos da lei está escrito que se não tiver um local com segurança, o caminhoneiro não precisará cumprir a obrigatoriedade de parar para descansar. O motorista poderá seguir em frente e mais adiante, se encontrar algum lugar que considerar seguro, poderá descansar. Outro item é se a carga carregada for viva (gado, galinha), e esta precisar chegar viva ao destino, também não haverá a obrigatoriedade de cumprir o horário regulamentar de descanso.
Para o procurador é evidente que se a viagem não for planejada pela empresa, possivelmente, o motorista estará em local inseguro durante a jornada. O promotor acredita que a lei deve ser prestigiada, até para que locais para o descanso dos caminhoneiros sejam construídos e eles possam parar para descansar. "Quando começar a vigorar a norma (da obrigatoriedade do descanso), acabará sendo criado um nicho de negócios desse tipo", considera. "Se não houver a lei, apenas expectativa, qual o empresário que vai construir um local para parada de caminhoneiros que seja adequado?"
Perigo de morte
Um dos riscos nas estradas, além do leito das rodovias que estão em péssimo estado, são os caminhoneiros que dirigem com sono ou tomam substâncias tóxicas para impedir o sono. Via de regra, os motoristas que ingerem drogas tendem a ficar com os reflexos lentos e mais desatentos quanto à movimentação na estrada.
Os que são obesos têm uma predisposição para sentir sonolência em alguns momentos. Tanto o rebite, que é um remédio inibidor do apetite e que só pode ser comprado com receita médica, e a cocaína, provocam efeitos como esgotamento físico e irritação, o que aumenta muito o risco de que sejam provocados graves acidentes.
Dificuldade de constatar e controlar:
PRF
Segundo o chefe operacional no Rio Grande do Sul da instituição, inspetor Alfonso Willenbring Junior, a identificação de caminhoneiros dopados é muito difícil de comprovar. Não é como o álcool, que o bafômetro acusa o grau de embriaguez. Um dos itens para perceber que o motorista está sob o efeito de uma substância tóxica é observar o seu comportamento, sempre alterado e abusando da velocidade. "Os caminhoneiros, que usam a droga, tomam em um posto. Não carregam consigo."
Fecam
O presidente da Federação dos Caminhoneiros Autônomos dos Estados do RS e SC, Éder Dal'Lago, se posicionou contrário ao texto da Lei do Descanso, aprovado pelo Senado. De acordo com ele, os caminhoneiros não encontram locais adequados para descansar, além de não poderem estacionar à beira da estrada ou nos postos da PRF. Em muitos postos, se o caminhoneiro não abastecer, ele não tem a permissão para estacionar. "Aquele caminhoneiro autônomo que toma rebite ou cheira coca, tem que sair da estrada", afirmou Dal'Lago.
CRBM
Já existe um equipamento para detectar se o motorista está sob influência de drogas. O titular do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), coronel Fernando Alberto Moreira, disse que a corporação pretende comprar um desses. Segundo ele, se algum caminhoneiro for flagrado com o remédio moderador de apetite terá que apresentar a receita médica. "Caso contrário, é levado à DP, o comprimido apreendido, e ele terá que provar que pode continuar a dirigir para ser liberado."
Sindimercosul
O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Carga Internacional considera que o uso de anfetaminas ou de drogas mais pesadas é consequência da carga horária desumana que o caminhoneiro tem que cumprir. O presidente da entidade, Jorge Frizzo, diz que as empresas contratam os fretes e estipulam os horários. Não se importam se a tabela é exequível. Muitas transportadoras aplicam multas aos profissionais que não conseguem cumprir o horário. "O profissional roda 27 horas e depois que descarrega tem que retornar ao Brasil com outra carga."
Setcergs
O presidente da entidade, Sérgio Neto, diz que o problema é de conhecimento de todos. O Setcergs, salienta ele, tem vários programas de combate ao uso tanto de drogas como do álcool. Segundo ele, quem usa mais o rebite ou a cocaína é o motorista autônomo, não os motoristas de uma empresa, que têm carteira de trabalho assinada. Ele considera um absurdo um motorista dirigir sob efeito de tóxicos, principalmente um veículo pesado como o caminhão. Neto elogiou a Lei do Descanso, considerando-a um marco para a categoria.
Encontro debate Lei do Motorista
A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) realizará, no dia 16 de maio, o Seminário do Transporte Internacional em Direito do Trabalho, com abordagem a lei 12.619 - Lei do Motorista. O evento contará com apoio do SEST Senat Uruguaiana e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município. O objetivo é abrir espaço para debater a Lei do Motorista.
Farmácias argentinas denunciam
Apesar de ser considerado fácil conseguir comprar rebite na Argentina, os traficantes e caminhoneiros têm que vencer uma barreira antes de conseguir os comprimidos. Segundo João Odilei, caminhoneiro aposentado, morador de Uruguaiana, não é tão simples. Em Paso de Los Libres, os atendentes das farmácias ficam atentos e denunciam os brasileiros que compram os remédios para emagrecer.
fetropar

Doação de materiais esportivos em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte em Pontal do paraná

Parceria com o governo do estado o prefeito Edgar Rossi juntamente com o secretário de Esporte Osni Ceara e o diretor geral José Paulo Ferreira, distribuíram materiais esportivos ( coletes, bolas, apitos cones ) as escolinhas de futebol dos balneários de Pontal do Sul, Ipanema ( Escola Marinho ) e Shangri-la ( Amigos da Bola ).
Foram momentos de muita alegria para as crianças recebendo a doação, todos agradeceram o empenho do prefeito e do secretário de esporte.
Para o prefeito Edgar Rossi a entrega do material aumenta a motivação da garotada para a prática das atividades esportivas, e que o interesse pelo esporte é extremamente saudável nessa faixa etária. “A prática do esporte na infância e na adolescência é um período em que as crianças estão aprendendo a lidar com certas situações e dificuldades ao seu redor.
Por esse motivo o esporte é essencial na formação das crianças, para que também possam aprender a compartilhar, respeitar e desenvolver valores desportivos, éticos e morais”. Concluiu o prefeito.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná

Prefeitura de Pontal faz doação de terreno para construção da Hidroterapia

O prefeito Edgar Rossi participou do evento de comemoração do Dia das Mães na Escola Especial Ilha do saber, aproveitando a oportunidade foi feita a entrega dos uniformes e doação de um terreno para a Associação de Pais e Funcionários da Escola Especial Municipal Ilha do Saber, representada pela presidente Conceição Lopes do Santos, para a construção de um complexo de hidroterapia para ser utilizado além da escola outras entidades do município.
Para a presidente Conceição Lopes esse momento recebendo a documentação e de muita alegria, uma conquista que a muito tempo estamos lutando e agora com o prefeito Edgar Rossi realizamos nosso sonho.
Na oportunidade o prefeito Edgar Rossi explanou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido em todas as secretarias principalmente na educação, obras e saúde. “Estou aqui hoje trabalhando para um município melhor, e estou emocionado em poder realizar este sonho que é a hidroterapia, nossa administração e de valorização ao ser humano e respeito com nosso dinheiro publico.” concluiu Edgar.
Por hidroterapia entende-se o tratamento pela água sob suas diversas formas e a temperaturas variáveis. A água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo.
Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal. As reações da aplicação da água são portanto, três: nervosa; circulatória e térmica.
Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná

Aberta a temporada da tainha

Abriu esta quinta-feira (15) a temporada de pesca da tainha (Mugil platanus) ao longo do litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
A liberação vai até o dia 30 de julho e abrange a pesca artesanal e a industrial.
A captura ocorre quando os cardumes aproveitam as correntes de água fria provenientes da Antártida para subir o litoral Sul e Sudeste do Brasil, onde se reproduzem e desovam.

Arrasto de praia

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA maioria dos pescadores artesanais captura a espécie através do “arrasto de praia”, uma modalidade de pesca que justifica as “festas da tainha” em diversas localidades costeiras, principalmente em Santa Catarina. Pequenas canoas a remo levam a rede até no máximo a 800 metros da linha de praia, onde a captura por arrasto é praticada e permitida.
A rede, de aproximadamente 800 metros de comprimento, então é puxada, em seus dois extremos, por um bom número de pescadores e voluntários. Na praia o botim é dividido fraternalmente, para a alegria de todos. Bem distante dali, a partir de cinco milhas da costa, a tainha é capturada por embarcações industriais, que utilizam o método de cerco.

Lance é acontecimento social em Guaratuba

Em Guaratuba, o primeiro “lance” ou “lanço”, que é realizado na barra (entrada) da baía é um acontecimento que mobiliza boa parte da população.
Antecipando os resultados, as secretarias municipais da Pesca e Agricultura e de Cultura e Turismo realizam, junto com o condomínio do Mercado Municipal, o 1º Festival da Tainha de Guaratuba, entre os dias 18 e 22 de junho.
Foto: Lance em Florianópolis – Samyr Rogério / Diário Catarinense / Divulgação

Veja lista das rotas e bairros dos mutirões de remoção de entulho em Paranaguá

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), iniciou um mutirão de limpeza especial para remoção de entulho – restos de madeira, poda de árvores, materiais de construção, móveis e eletrodomésticos – deixados em terrenos baldios ou em frente às residências da cidade. A determinação partiu do prefeito Edison Kersten, que salientou “que a população tem de ser bem atendida, quer e merece uma cidade limpa e organizada. A Prefeitura vai engajar todos os esforços que forem possíveis no sentido de promover essa melhora na questão visual e de saúde pública que o lixo e entulhos representam para Paranaguá”.
Paranaguá foi dividida em 14 regiões, mais a área central. As equipes atuarão durante o ano todo, uma região após a outra (veja lista das regiões abaixo). Segundo explica o secretário da pasta, Antônio Ricardo dos Santos, a iniciativa tem o objetivo de causar um grande choque no tratamento de resíduos no município. “É a intenção do prefeito Edison Kersten de manter a cidade limpa e vamos trabalhar arduamente para isso. Moradores e turistas não podem encontrar a cidade do jeito que está, cheia de entulhos nas calçadas”, salientou. Ele ainda pediu a colaboração dos moradores.
“Peço que efetuem denúncias no 153, informando diretamente a Guarda Municipal e a Guarda Ambiental sobre vizinhos que despejem lixo e entulho em lugares inadequados”, disse.
A limpeza fez a diferença na frente da casa de Ivonete Pinheiro dos Santos, moradora da Rua México, do Jardim América. “A ação é ótima. Acredito que agora a cidade vai ficar limpa”, salientou, ressaltando que ela mesma ainda tem de retirar o restante de material de construção usado numa obra recente em sua residência.
Fiscalização
Moradores que deixam material de construção, ainda que em bom estado e pronto para uso, em sobre as calçadas, também estão sendo notificados. Para isso, a Guarda Ambiental, uma divisão da Guarda Civil Municipal, está acompanhando os trabalhos. Após a notificação, o morador tem 48h para providenciar a retirada do material, que deve ser colocado dentro do quintal, nos limites do terreno, nunca no passeio ou leito da rua.
Após esse período, segundo explica o secretário Ricardo, a Prefeitura vai recolher o material e o morador perde o que não retirou. A medida cumpre uma determinação legal e é uma das ações desenvolvidas a fim de, aos poucos ir resolvendo a questão de lixo e detritos.
Lei
A questão de entulho já está definida em lei no município de Paranaguá. Trata-se da Lei Complementar nº 68/2007, que pode ser consultada no sítio do município. Em seu artigo 33, inciso V, a lei diz que é ilícito “deixar de remover os restos de entulhos resultantes de construção e reconstrução, bem como de podas de jardins e cortes de árvores”. O artigo 40 também deixa claro que “é proibido ainda lançar nos logradouros, nos terrenos sem edificações ou nas várzeas, valas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer origem, entulhos, cadáveres de animais, fragmentos pontiagudos ou qualquer material que possa causar incômodo à população ou prejudicar a estética da cidade, bem como queimar, dentro do perímetro urbano, qualquer substância nociva à população e ao meio ambiente”.
E, no artigo 88, ainda fica estabelecida a responsabilidade do morador de transportar o entulho até local adequado e autorizado pela municipalidade.
Vale ressaltar que o Município tem feito o possível, após algum tempo de coleta irregular e problemas diversos, e, dentro de suas possibilidades envida esforços de modo a dar solução ao problema, especialmente no que tange às suas ações.
Rotas
Para facilitar os trabalhos, o município foi dividido em 14 regiões mais a área central (que recebe limpeza diária durante a noite). Na manhã desta segunda-feira (13), as equipes passaram pela Rota 01. Os dias e bairros que as equipes realizarão o mutirão serão divulgados pelo site da Prefeitura em www.paranagua.pr.gov.br.
Veja lista das rotas e bairros dos mutirões de remoção de entulho:
Região 01 (Rota 01): Ponta do Caju, Estradinha, Vila Itiberê, São Vicente, Asa Branca, Santus Dumont, Guaraituba, Jardim América.
Região 02 (Rota 02): Parque São João, Samambaia, Casa da Família, Parque Agari.
Região 03 (Rota 03): Parque São João, Paraíso, Labra e Divineia.
Região 04 (Rota 04): CAIC, Nilson Neves, Bertioga, Cominese e Jardim Paranaguá.
Região 05 (Rota 05): Jacarandá, Ouro Fino e Porto Seguro.
Região 06 (Rota 06): Jardim Esperança, Vale do Sol, Vila Garcia e Jardim Paraná.
Região 07 (Rota 07): Costeira, Rocio e Vila Alboit.
Região 08 (Rota 08): Palmital, Raia, Bockmann, Alvorada, Eldorado, Vila Horizonte, Aviação.
Região 09 (Rota 09): Serraria, Cruzeiro, Santa Rosa, Vila Paranaguá.
Região 10 (Rota 10): Porto dos Padres, Araçá, Vila Paranaguá.
Região 11 (Rota 11): Portuária, Beira-Rio e Vila Guarani.
Região 12 (Rota 12): Morro da Cocada, Emboguaçu, Primavera, Vila do Povo, São Carlos, São Jorge.
Região 13 (Rota 13): Santa Helena, Figueira, Jardim Iguaçu, Vila Marinho.
Região 14 (Rota 14): Bento Munhoz da Rocha Neto – Elisio Pereira.
Região 15 (Rota 15): Centro, Alto São Sebastião e Leblon (região recebe limpeza diária, sempre noturna).
Foto: Marcio Tibilletti.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Estado garante a revitalização das orlas de Matinhos e Pontal do Paraná

O investimento é de R$ 7,3 milhões. O governador também assinou convênio para obras na orla de Pontal do Paraná e anunciou a licitação de obras nos acostamentos da PR-412, no trecho entre Pontal e Shangrilá. A agenda do Litoral inclui, ainda, Morretes e Antonina.
O governador disse que essa primeira etapa da obra abrange são 1,4 quilômetros e que, em breve, será assinada a autorização para a segunda etapa da revitalização. “O Litoral do Paraná merece ser lembrado não só na temporada, mas nos 12 meses do ano, porque tem famílias que vivem aqui”, afirmou Richa. “Essa é a visão do nosso governo, concretizada nessas obras”, disse.
Ele ressaltou que os investimentos movimentam o comércio, a economia e criam emprego. “No verão, o Litoral recebe, ainda mais reforço, principalmente em segurança e estrutura de saúde e de meio ambiente”, afirmou Richa. O governador enfatizou o investimento da Sanepar, de R$ 250 milhões, em Matinhos e Pontal do Paraná. “São obras de saneamento, com impacto direto na saúde da população”, afirmou Richa.
Outro destaque é o Plano Diretor de Matinhos que, assim como o de Guaratuba, havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores e há mais de uma década aguardava a homologação pelo Conselho de Desenvolvimento do Litoral. Em março, a partir de ação articulada pelo governo estadual, o conselho homologou os documentos que, foram depois ratificados por decreto do governador Beto Richa.
SONHO REALIZADO - “Há mais de 15 anos esperamos pela revitalização da orla, é um sonho, que se realiza”, afirmou o prefeito Eduardo Antônio Dalmora. “A revitalização da orla beneficia não só os moradores de Matinhos, mas todos os paranaenses que vêm para o Litoral do Paraná. As obras vão deixar a praia linda e atrair ainda mais turistas para Matinhos, o que beneficia o comércio, os ambulantes, o setor imobiliário”, disse o prefeito.
A maior parte dos recursos – R$ 5,6 milhões é do Tesouro Estadual e destinada a fundo perdido para Matinhos. Outros R$ 1,7 milhão são do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, explicou que a orla de Matinhos terá calçadão, pista de caminhada, ciclovia, paisagismo, quiosques, banheiros. “É uma grande obra, que vai valorizar a cidade e o Litoral do Estado”, afirmou ele.
O prefeito Eduardo Dalmora ressaltou os investimentos do governo estadual em Matinhos. “Posso afirmar com segurança que nos últimos 47 anos nossa cidade não recebia tantos investimentos e melhorias”, disse ele. Matinhos já recebeu citou a construção três Centros de Idosos, um Centro de Referência da Assistência (Cras), a reforma do ginásio do Esporte, o repasse de dois caminhões coletores de lixo, duas ambulâncias, um aparelho de raio-x, um ônibus adaptado para o transporte de alunos especiais. “Pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano recebemos R$ 2,7 milhões para recapeamento asfáltico das ruas do município.
Na área da segurança, as ações do governo estadual propiciaram a redução em 33% do número de assassinatos em 2013, em relação a 2012. Além disso, está em construção o novo quartel do Corpo de Bombeiros em construção, um investimento de R$ 7,5 milhões. O governo destina, também, R$ 1,5 milhão na recuperação e conservação de 50 quilômetros da rodovia PR-508.
PONTAL DO PARANÁ – O governo estadual destina, a fundo perdido, R$ 929 mil para obras na orla de Pontal do Paraná. A contrapartida da prefeitura é de R$ 46 mil. O prefeito Edgar Rossi disse que nunca foi feito investimentos na orla. Essa primeira etapa do projeto alcança mais de um quilômetros e inclui implantação de ciclovia, calçadas com acessibilidade, cinco passarelas ligando a calçada à praia, bancos, paisagismo. “É uma antiga reivindicação da nossa da comunidade. Temos uma praia linda, mas que ainda precisa de infraestrutura para melhorar ainda mais para os moradores e os turistas”, afirmou Rossi.
O prefeito ressaltou a importância da construção dos acostamentos da PR-412, entre Pontal e Shangrilá. “É uma obra importantíssima, pois este trecho tem tráfego intenso de veículos. São 40 a 50 ônibus circulando por dia. Sem o acostamento não há segurança para ciclistas e pedestres. Já tivemos muitos acidentes e várias vidas ceifadas”, disse ele. “Nossa população está satisfeita com o investimento”, afirmou.
Sim com certeza, entendemos a dificuldade do estado, mas tem olhado com carinho para todos os municipios do litoral.
Nunca foi feita obra na orla.
Em Pontal do Paraná, o governo investe, também, R$ 1,5 milhão em recuperação e conservação de 70 quilômetros de rodovias. Outro destaque entre as ações do governo é na área da saúde. Foram feitas reformas completas em duas unidades básicas, repassado um aparelho de raio -x para a unidade 24 horas e equipamentos para a nova unidade 24 horas, que está em construção. O município recebeu uma ambulância, 100 conjuntos de mobiliários para cinco postos de saúde e mais a unidade 24 horas. O Estado começa a construir a unidade básica de saúde no balneário Primavera.
Para a reforçar a segurança foram entregues duas viaturas. O efetivo aumentou em oito policiais.
O investimento da Sanepar em rede de esgoto cobrirá 95% do município. O governo estadual também apoiou com recursos a escola especial municipal Ilha do Saber. Para o transporte escolar os repasses foram dobrados e agora chega a R$ 220 mil.
Pontal do Paraná recebeu recursos do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), que com a contrapartida da prefeitura resultaou em investimentos em R$ 504 mil. Com o dinheiro, estão sendo realizadas obras de pavimentação na rua Copacabana.
AE

Avenida que interliga o Pátio de Triagem ao Porto será revitalizada em Paranaguá

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, finalizou o projeto de recuperação do pavimento de concreto, readequação do sistema de drenagem e ciclovia da Avenida Bento Rocha, que interliga o Pátio de Triagem ao Porto de Paranaguá. Orçado em cerca de R$ 15 milhões, o projeto já está pronto para ser licitado. No entanto, espera liberação de recursos do governo federal, que virão do Proinvest e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ser iniciado.
Paralelamente, a Concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR 277 até Paranaguá, iniciou dia (09) a recuperação da ponte da Avenida Bento Rocha, sobre o rio Emboguaçu. Com isso, todo o trecho urbano da rodovia será recuperado, melhorando o tráfego de caminhões e facilitando a vida dos moradores da região.
De acordo com Glauco Lobo, engenheiro do DER responsável pelo projeto, a obra está pronta para ser licitada. “Aguardamos agora a liberação dos recursos que virão do Proinvest. A obra abrange a recuperação de toda pavimentação em concreto da avenida, a readequação do sistema de drenagem, que hoje é insuficiente, e a recuperação da ciclovia, atendendo uma solicitação dos vereadores de Paranaguá”, explicou.
Uma vez licitada, a obra tem prazo de três meses para ser concluída. Para o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, trata-se de uma obra fundamental para o Porto, uma vez que a Avenida Bento Rocha é uma das mais importantes artérias do sistema viário portuário.
“Esta avenida traz todo o fluxo de caminhões do pátio para os terminais de embarque no porto. Ao mesmo tempo, trata-se de uma via urbana que tem que conviver com o tráfego pesado e os pedestres”, disse. “O DER fez a parte dele, realizando não só o projeto da recuperação de toda a via, mas também da parte de drenagem. Agora, teremos uma via urbanizada completa. Acreditamos que haverá bom senso do governo federal em liberar estes recursos com agilidade, uma vez que esta obra é fundamental para a população do Paraná”, disse.
REVITALIZAÇÃO - A obra abrangerá o trecho desde o final da ponte do rio Emboguaçu até a avenida portuária.
O serviço principal será a recuperação das placas de concreto através de demolição, remoção de pavimento e substituição das placas, desta vez com placas armadas. Quarenta por cento delas devem ser completamente removidas e reconstruídas. A obra de recuperação da Bento Rocha já possui licença ambiental e autorização do Instituto das Águas para ser realizada.
PONTE - A obra de recuperação da ponte sobre o Rio Emboguaçu será feita pela Ecovia e deve durar 15 dias. Além da recuperação da estrutura da ponte, serão substituídas placas de concreto até 80 metros após a edificação, sentido Paranaguá. O trânsito será reduzido, em meia pista, durante o período, funcionando em sistema de "pare e siga", sinalizado por agentes da Ecovia.
Para evitar a formação de bolsões de espera, o Pátio de Triagem do Porto está orientando os terminais que solicitem caminhões para descarga de cinco em cinco, com intervalo de 30 minutos entre cada grupo. Desta maneira, o trânsito não ficará tão complicado no trecho nem a produtividade do Corredor de Exportação será afetada.

Litoral ganhará grande Feira de Serviços em junho

A grande feira de serviços chamada de Mutirão da Cidadania, que é realizada pelo Governo do Estado em parceria com mais de 60 empresas e entidades, será realizada em Paranaguá no mês de junho.
Serviços de defensoria pública, profissionais que vão orientar sobre aposentadoria, emissão de documentos como carteira de identidade e CPF, além de serviços de saúde, fazem parte da grande feira de serviços que é o Mutirão da Cidadania e que serão disponibilizados para a população que mais precisa destes serviços.
Os detalhes deste grande evento foram definidos durante encontro entre o secretário de Estado de Relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, o secretário municipal de Governo da Prefeitura de Paranaguá, Roberto Ramos, secretária do Trabalho, Adriana Albini e o vereador Arnaldo Maranhão que intermediou, já em outubro de 2013, para que este evento fosse realizado em Paranaguá.
O Mutirão da Cidadania será estendido para atender os moradores das colônias, de Alexandra, das ilhas e comunidades marítimas, além dos moradores dos municípios vizinhos do Litoral.
“O Mutirão é realizado sempre num sábado e domingo para facilitar a vida do trabalhador e de quem precisa se deslocar para aproveitar os serviços oferecidos”, garantiu o Schreiber.
O evento será realizado nos dias 7 e 8 de junho, no Ginásio de Esportes Albertina Salmon. Contatos com os feirantes, com Senac, Sesc, e outros parceiros serão mantidos. Também foi marcada uma reunião de trabalho para a próxima segunda-feira (12) com representantes das secretarias municipais que serão envolvidas na realização dos trabalhos.
“A Prefeitura de Paranaguá vai oferecer vários serviços como aferição da pressão arterial, inscrições nos cursos do Pronatec, informações sobre Bolsa Família e outros serviços sociais, além de outros que vamos definir na reunião de trabalho. Será, realmente, um grande evento que a população poderá aproveitar”, reforçou Roberto Ramos.
Para o vereador Arnaldo Maranhão, que solicitou a realização do Mutirão da Cidadania em Paranaguá, é uma satisfação conseguir concretizar o evento com data marcada. “É a população mais carente, aquela que mais precisa dos serviços, que será beneficiada com este Mutirão e ficamos satisfeitos de saber que nós contribuímos para a realização e garantia dos serviços aos munícipes”, disse Maranhão.
O encontro foi acompanhado pelo secretário de Comunicação, Maurício Vitor Leone de Souza e a Chefe de Gabinete, Luciana Félix e assessores do secretário Schreiber.
Serviço
Mutirão da Cidadania
Quando: 7 e 8 de junho (Sábado e domingo)
Horário: 9h às 17h
Local: Ginásio de Esportes Albertina Salmon.
Saiba mais sobre o trabalho da Prefeitura de Paranaguá em:
www.paranagua.pr.gov.br e www.facebook.com/prefeituradeparanagua
Jornalista: Luciane Chiarelli

Vacinação contra a gripe é prorrogada no Paraná

A campanha de vacinação contra a gripe continua nas unidades de saúde de todo Paraná. Até o começo desta sexta-feira (9) cerca de 1,9 milhão de paranaenses dos grupos prioritários foram vacinados, o que equivale a 72% da meta estipulada. Mesmo sendo o Estado com o maior índice de vacinação no país, o governo estadual optou pela prorrogação da campanha e não estabeleceu prazo para o término da vacinação. Apenas recomenda que a população esteja imunizada o mais rápido possível.
No Paraná, 2,5 mil unidades de saúde estão à disposição da população pertencente ao público-alvo para aplicar a vacina. “A população contemplada deve procurar logo a unidade porque a imunidade só ocorre 15 dias após a aplicação”, enfatiza o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. Devido às condições climáticas do Estado, de inverno rigoroso, a campanha de vacinação teve início em abril a pedido do Paraná.
A meta da campanha de 2014 é vacinar mais de 2,3 milhões de paranaenses, entre idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, indígenas e a população privada de liberdade.
“Queremos atingir ou ultrapassar a meta e vacinar 2,9 milhões de pessoas, que é o total do público alvo. O Paraná tem tradição em atingir altos índices de vacinação contra a gripe. Em 2013, chegamos a 93% do público-alvo vacinado ao final da campanha”, explica o superintendente.
A vacina protege contra os três sorotipos virais que mais causam a gripe no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Ele afirma que a vacinação dos grupos de risco reduz em 45% o número de internações por pneumonia e em até 75% o número de mortes em decorrência da gripe.
SEGURANÇA –A vacina contra a gripe é segura e não causa a doença, pois é feita com o vírus inativado. Ela só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores ou que tenham alergia a ovo. CRÔNICOS – Aproximadamente 275 mil doentes crônicos já receberam a vacina contra a gripe. No entanto, a estimativa feita a partir da campanha de 2013 é que existam 640 mil doentes crônicos no Paraná. “A vacina para este grupo reduz consideravelmente o risco de agravamento do quadro, caso o doente contraia o vírus da gripe”, explica Paz.
Para receber a dose, o doente crônico deverá comprovar que tem direito à vacina apresentando prescrição médica de indicação da dose ou receita do medicamento de uso contínuo utilizado em seu tratamento. Caso o paciente não tenha nenhum desses documentos, a orientação é que ele vá à unidade onde recebe tratamento e solicite ao profissional de saúde que verifique seu cadastro nos programas de acompanhamento do Sistema Único de Saúde. AE

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Prefeitura de Pontal realiza segunda audiência do Plano Diretor

A secretaria municipal de assuntos fundiários e habitação realiza nesta sexta-feira, dia 09 de maio às 19h00, no Colégio Estadual Paulo Freire, em Praia de Leste, a Segunda Audiência Pública do Plano Diretor de Pontal do Paraná.
A prefeitura repassa que é importante a presença da população, pois vai ser debatido os problemas e soluções para o município.

Escolas rurais de Guaratuba recebem laptops do Pronacampo

pronacampo
A Prefeitura de Guaratuba entregou no dia 2 os primeiros laptops do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação.
O programa foi lançado pela presidente Dilma Roussef em 2012. Além de atender os professores, o objetivo é formar agricultores em universidades e em cursos técnicos para que apliquem os conhecimentos adquiridos em ações que elevam a produtividade nas pequenas propriedades e garantir a distribuição de renda. O programa atende escolas rurais e quilombolas.
O Pronacampo baseia suas ações em quatro eixos: gestão e práticas pedagógicas, formação de professores, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica. Uma das ações previstas é a educação contextualizada, que promova a interação entre o conhecimento científico e os saberes das comunidades.
Em Guaratuba, o Pronacampo vem sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A secretária Regina Ferraz Torres fez pessoalmente a entrega dos primeiros laptops fornecidos pelo governo federal. Foram contempladas inicialmente as escolas rurais municipais do Alto da Serra e do Rio Bonito.
Todos os professores receberam formação através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), também do Ministério da Educação, sobre o sistema operacional Linux, que é o utilizado nos laptops.
Durante a entrega as professoras Olga Banach Alves e Haidely Strey Dias agradeceram a prefeita Evani Cordeiro Justus e a Secretaria da Educação.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Crédito da Fomento Paraná ajuda pescadores de Matinhos a modernizar suas bancas

Os pescadores de bancas de Matinhos estão começando a instalar novos balcões refrigerados para a exposição dos produtos. A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado,  está financiando a aquisição dos balcões, que atende a uma recomendação da vigilância sanitária, para a venda dos peixes frescos ao consumidor

As empreendedoras Divanir Pereira  e Irair do Rosário, que trabalham no ramo há mais de dez anos foram as primeiras a solicitar um financiamento oferecido pela Fomento Paraná e acabam de comprar novos balcões refrigerados para instalar nas bancas que mantêm no mercado muncicipal
 Segundo Irair, ela diz que vai gastar muito menos com gelo, pois com os novos equipamentos reduzirá o consumo que atualmente, gasta quase R$ 200 por dia em gelo para manter a temperatura adequada dos peixes

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Matinhos, Ruy Hauer Reichert, disse que o crédito da Fomento Paraná proporcionou modernização ao mercado muncipal e disse que vai melhorar o atendimentos aos clientes. 

CRÉDITO DE BAIXO CUSTO - As linhas de crédito da Fomento Paraná compõem o programa Banco do Empreendedor e estão disponíveis para que os pescadores possam se adequar às normas da Vigilância Sanitária e também para que possam adquirir barcos, motores, acessórios e equipamentos usados na atividade pesqueira.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Ilha dos Valadares comunidade está com problemas de acúmulo de lixo

O novo secretário de meio ambiente, Ricardo dos Santos, acompanhado do vereador Carlinhos da Ilha, visitou a Ilha dos Valadares, fazendo um levantamento de vários pontos com acúmulo de lixo.
“Vamos intensificar a coleta na Ilha, que hoje acontece apenas três vezes por semana. Fiquei triste de ver vários mini-lixões com muita coisa jogada fora que poderia ser reaproveitada”, explicou, ao verificar pontos como as Rua 2 e 53 e as adjacências da escola municipal Gabriel de Lara.
“Mas é preciso salientar que a questão ambiental é complexa e demanda soluções em conjunto de diversos órgãos. Educação para as crianças e seus pais sobre a necessidade de não despejar lixos em locais próprios, conscientização da população sobre a necessidade de retirar restos e materiais de construção e podas de árvore da frente de suas residências. A saúde, por exemplo, também tem a ver com a coleta de lixo, pois lixo jogado em locais inadequados acaba atraindo animais e facilitam a proliferação de doenças”, explicou o secretário.
“Claro que esse trabalho deve ser integrado com a população, que deve colocar o lixo de modo ordenado e nos dias de coleta”, salientou Ricardo.
O vereador Carlinhos da Ilha agradeceu o empenho da prefeitura em resolver o problema e pediu colaboração dos moradores. “Sabemos que a questão é um problema conjunto entre o poder público e a população, que às vezes joga lixo nos mesmos locais logo após o caminhão passar fazendo a coleta. Acredito no trabalho do novo secretário e espero que ele consiga, junto com a comunidade, resolver o problema”, disse.
Semana do Meio Ambiente
O secretário Ricardo adiantou que a Semana do Meio Ambiente, em junho, deverá ter um foco especial na Ilha dos Valadares, como forma de chamar a atenção de empresários e demais órgãos para as condições e necessidades da comunidade insulana.
Fotos: Marcio Tibilletti.
Fonte: Prefeitura de Paranaguá / Jornalista: Marcos Silva

Paraná disponibiliza vacina palivizumabe para bebês prematuros

O Paraná instituiu oito polos de aplicação do medicamento palivizumabe no Estado. O palivizumabe é indicado para o tratamento preventivo contra infecções pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em bebês prematuros, com cardiopatia congênita ou doença pulmonar crônica da prematuridade de acordo com protocolo nacional.
A distribuição do palivizumabe é de responsabilidade do governo federal, conforme portaria nº 53/2012 do Ministério da Saúde. No entanto, o Governo do Paraná vai disponibilizar imediatamente as doses enquanto aguarda o envio do lote a que o Estado tem direito pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria da Saúde já instruiu as equipes das regionais quanto à solicitação, distribuição e dispensação do medicamento que foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“Todos os pedidos protocolados nas regionais de saúde serão encaminhados ao Centro de Medicamentos do Paraná para análise e os pacientes que atenderem os critérios de inclusão serão agendados para receber a aplicação em um dos oito polos”, disse a superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria da Saúde, Márcia Huçulak.
A superintendente explica que quem prescreve o medicamento é médico assistente da criança, que deve fazer o pedido mediante formulário específico disponível nas farmácias das regionais, que será avaliado pelo médico auditor.
Os polos de aplicação estão sendo estruturados em Campo Largo, Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu. Eles ficarão responsáveis pela aplicação segura e otimização das doses do medicamento, já um frasco pode atender até três crianças. Todas as doses aplicadas deverão ser registradas na caderneta de vacinação da criança.

O medicamento será aplicado entre abril e agosto, assegurando aos bebês a proteção no período de maior circulação do vírus sincicial no Paraná.
PREVENÇÃO - “Independente da criança ter a indicação do palivizumabe, os pais ou responsáveis devem ter cuidados redobrados com os recém-nascidos, garantindo uma ventilação adequada dos ambientes, evitando aglomerações e visitas constantes, principalmente se o bebê estiver doente, e lavando as mãos frequentemente”, explica a pediatra Iolanda Maria Novadzki.
Veja quem tem direito a receber uma ou mais doses do palivizumabe, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde:

- Crianças menores de um ano de idade que nasceram prematuras, com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas.
- Crianças menores de dois anos de idade, com doença pulmonar crônica da prematuridade.
- Crianças menores de dois anos de idade com doença cardíaca congênita, com repercussão hemodinâmica demonstrada.
Confira os documentos necessários:
Solicitação de dose hospitalar – Hospital com UTI Neonatal:
- Formulário Específico para Solicitação, Avaliação e Autorização de Palivizumabe
- Relatório médico legível, com justificativa da solicitação, assinado pelo médico assistente;
- Receituário médico.
- Solicitação de dose ambulatorial:
- Formulário Específico para Solicitação, Avaliação e Autorização de Palivizumabe
- Relatório médico legível, com justificativa da solicitação, assinado pelo médico assistente;
- Receituário médico;
Observação: Pacientes com cardiopatia congênita: descrever no relatório médico o tipo da cardiopatia congênita, os medicamentos utilizados e anexar cópia do laudo do ecocardiograma;
Cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento; comprovante de residência e Cartão SUS.AE